Últimas notícias

Prefeitura realiza mutirão de exames no Instituto Cândida Vargas neste sábado e no próximo dia 25

A Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (18) e no próximo (25), o ‘Mutirão ICV – Cidade que Cuida da Mulher’. A ação de saúde acontece no Instituto Cândida Vargas (ICV), a partir das 8h, com a oferta de ultrassonografias de mama e exame citológico, bem como os encaminhamentos que se fizerem necessários. A iniciativa, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, ainda vai contar com escutas qualificadas e atividades diversas, como palestras.

O mutirão foi criado com o objetivo de despertar na mulher a importância dos cuidados básicos com a saúde, por meio da prevenção. As beneficiadas com a ação serão mulheres que foram agendadas pela Regulação Municipal da Secretaria de Saúde (SMS). Estas estão sendo comunicadas sobre o dia que devem comparecer ao ICV por suas unidades de saúde da família.

De acordo com o diretor geral do ICV, Quintino Régis, serão realizadas 100 ultrassonografias de mama em cada dia do mutirão. “O objetivo desse mutirão é promover espaços de cuidado integral, levando em conta a promoção da saúde e a prevenção de agravos, tendo como papel importante relembrar o valor das mulheres, suas lutas, conquistas e necessidades diante de um contexto social ainda misógino, limitante”, destacou.

As pacientes irão passar pelo encolhimento, consulta de enfermagem, ginecologista e realizar a ultrassonografia de mama e exame citológico. Dentro da programação, nos dois sábados, o ICV ainda vai trazer palestras abordando temas como educação sexual; violência contra a mulher; e planejamento familiar/métodos contraceptivos oferecidos no Instituto Cândida Vargas. Durante a ação também serão oferecidos lanches.

Rosselle Leite, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da SMS, ressaltou que a gestão municipal trabalha durante todo ano para garantir a saúde da mulher. “A Prefeitura tem um programa ‘Tudo Rosa’, que é para a mulher se cuidar o ano inteiro. A partir dos 40 anos, a mulher pode fazer sua mamografia e todos os nossos serviços de saúde estão preparados para receber essa mulher, com as mais variadas necessidades”, disse.

Fonte: SECOM

Fotos: Dayse Euzébio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *