EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Mamanguape sedia 2ª consulta pública sobre Bacias Hidrográficas Litorâneas da Paraíba

Nesta sexta-feira (16), das 9h às 13h, acontece no município de Mamanguape a segunda consulta pública para apresentação e discussão do diagnóstico das Bacias Hidrográficas Litorâneas da Paraíba que abastecem o Litoral Norte do Estado. O evento, promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH), deve reunir representantes dos 51 municípios localizados na região no auditório da Escola Técnica Estadual de Mamanguape (ECIT). A primeira consulta pública aconteceu em Pedras de Fogo.

De acordo com o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo, as consultas públicas fazem parte das etapas de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos que contemplam metas de curto, médio e longo prazo que balizam a gestão das águas de cada localidade. “No plano são considerados os aspectos sociais, econômicos e ambientais de cada região, de modo a garantir o seu uso múltiplo, racional e sustentável da água (superficiais e subterrâneos), em quantidade e qualidade, em benefício das gerações presentes e futuras”, explicou Beranger Araújo, convidando a população a contribuir com a discussão.

A elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas teve início em setembro de 2021, a partir do trabalho em conjunto da sociedade civil, dos usuários de água, dos poderes públicos, dentre eles a Aesa, que coordena o processo, e da empresa Água e Solo Estudos e Projetos que está responsável pela elaboração do Plano. O trabalho é constituído por três fases: Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ações; e pode ser acompanhando pela sociedade, através do site aesa.pb.gov.br.

Pedras de Fogo – A primeira consulta pública aconteceu em Pedras de Fogo, localizado no Litoral Sul do Estado, e contou com a participação de representantes dos nove municípios, distribuídos na Bacia Hidrográfica do Rio Gramame e na Bacia Hidrográfica dos Rios Abiaí-Popocas. São eles: Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Acompanhamento da Aesa, Beranger Araújo, pelo prefeito de Pedras de Fogo, Dr. Manoel Júnior; pela presidente do CBH- Litoral Sul, professora Maria Edelcides Gondim, e o diagnóstico apresentado pelo engenheiro ambiental da empresa Água e Solo, Bernardo Zacouteguy. “No final, a sociedade tirou dúvidas e apresentou sugestões que serão avaliadas e, diante da viabilidade, inseridas no relatório final do Plano”, disse Bernardo Zacouteguy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *