Últimas notícias

Mais de 53 mil paraibanos estão incluídos no terceiro lote de restituição do IR

A Receita Federal do Brasil libera na próxima segunda-feira a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Na Paraíba, o lote contempla 53.820 contribuintes, no valor total de R$ 79,2 milhões, com pagamento no dia 31 de julho. No mesmo dia, haverá restituições de lotes residuais de exercícios anteriores. No país, 5.632.036 contribuintes receberão o montante de R$ 7,5 bilhões.

A consulta ao lote está disponível no site da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. Os próximos lotes serão liberados em 31 de agosto e em 29 de setembro. A consulta ocorre sempre uma semana antes da restituição.

Ao utilizar o serviço e-CAC, é possível acessar o extrato completo da declaração, verificar se há inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, já com as informações corrigidas.

A Receita Federal ainda disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. É possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição do Imposto de Renda obedece a critérios de prioridade. São beneficiados: idosos com idade acima de 80 anos, idosos com idade de 60 a 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março.

A novidade deste ano foi a criação do grupo dos contribuintes que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida e dos que optaram por receber a restituição via PIX. Neste caso, a opção estava disponível para quem tem chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Na Paraíba, 28% dos contribuintes escolheram esta possibilidade. No total do terceiro lote, o grupo somou 3,8 milhões de contribuintes, em âmbito nacional.

A restituição ficará disponível na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda, pelo período de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *