Gerais

Mais 19 cidades da Paraíba podem instalar 5G

Siga Antenado alerta para perda de sinal da TV caso famílias deixem de trocar antena parabólica antiga para a digital. Cerca de 97,7 mil podem ser prejudicadas

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) anunciou, nesta quarta-feira (24), a liberação para que novas cidades brasileiras possam instalar infraestrturua para o 5G. Na Paraíba, estado com maior quantidade de liberações no Nordeste, atenderá 19 municípios. Em todo o país, a instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para 459 novos municípios de 23 estados e vai beneficiar 148 milhões de brasileiros.

Por outro lado, a partir da conclusão do processo de migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, milhares de famílias poderão perder o sinal de TV, caso não troquem de equipamento – a antena parabólica para uma digital. Na Paraíba, mais de 97,7 mil famílias devem providenciar a troca dos equipamentos, em especial, dessas novas 19 cidades que receberam a liberação para o uso do 5G.

A substituição dos equipamentos, após agendamento, é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal – como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros –  e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.

Os beneficiários de programas sociais devem acessar o site www.sigaantenado.com.br . No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit”. Na tela que surgir, informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se a distribuição já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, preencha um questionário para que nossa equipe verifique se está apto a fazer o agendamento. Outra opção é ligar para o ligar para 0800 729 2404.

Veja a lista das cidades com novas autorizações na Paraíba:

Alhandra

Baía da Traição

Caaporã

Caturité

Conde

Fagundes

Lagoa Seca

Lucena

Marcação

Massaranduba

Matinhas

Montadas

Pedras de Fogo

Puxinanã

Riachão do Poço

São José dos Ramos

São Miguel de Taipu

São Sebastião de Lagoa de Roça

Sobrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *