NacionalNotícias urgentes

Lula viaja hoje aos EUA para encontro com Biden amanhã

A primeira-dama Janja Lula da Silva, terá um encontro com Jill Biden, mulher do presidente americano, Joe Biden, durante a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Washington nesta sexta (10). Quando os dois líderes entrarem no Salão Oval, as duas primeiras-damas vão a outra sala na Casa Branca para um chá.

A comitiva brasileira chega à capital americana às 16h10 desta quinta (9). Além de Janja, acompanham o petista os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além do assessor especial Celso Amorim. Também viajam o secretário do Ministério do Desenvolvimento Econômico Márcio Elias Rosa e o senador Jaques Wagner.

A agenda nos EUA tem sido tratada como uma reunião para a retomada das relações, após um período em que Biden e Jair Bolsonaro (PL) conviveram no poder de forma fria em grande parte do tempo. Por isso, não há expectativa de grandes anúncios. Diferentemente das últimas visitas presidenciais a Washington, como as de Emmanuel Macron (França) e de Volodimir Zelenski (Ucrânia), não há previsão de entrevista coletiva de Biden e Lula depois do encontro ou mesmo de um comunicado conjunto.

Lula se hospedará na Blair House, residência do governo americano onde ficam líderes estrangeiros. O presidente brasileiro afirmou que preferia ficar em um hotel, mas foram levadas em conta questões de segurança, devido à agressividade de alguns apoiadores de Bolsonaro e à possibilidade de manifestações.

Na Blair House, o esquema de segurança não permite nenhum tipo de protesto não pacífico, e o acesso à praça onde a residência está localizada é restrito durante a visita de delegações do exterior.

Embora o governo brasileiro venha divulgando que a visita de Lula a Washington acontece no ano em que as relações entre Brasil e EUA completam 200 anos, a embaixada americana afirma, em texto oficial, que a Casa Branca reconheceu a independência brasileira apenas em 1824, quando o então presidente, James Monroe, recebeu José Silvestre Rebello como encarregado de negócios nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *