GeraisNacionalÚltimas notícias

Lula Lança Programa de Recuperação de Pastagens antes da COP-28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para lançar o programa de recuperação e conversão de pastagens degradadas em um evento no Palácio do Planalto no dia 22 de novembro. O programa visa regenerar até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em um período de 10 a 15 anos, uma área equivalente a 40 milhões de estádios de futebol.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a intenção do governo de incorporar essas áreas ao sistema produtivo, utilizando terras já antropizadas, mas que não estão atingindo seu potencial produtivo. O custo estimado para os investimentos necessários é de US$ 120 bilhões, e o governo busca o envolvimento de fundos privados para acelerar os projetos.

O papel do governo no programa incluirá a oferta de oportunidades de financiamento pelo BNDES e Banco do Brasil, além da busca por certificações de boas práticas no agronegócio e no mercado de carbono. A cerimônia de lançamento está agendada para às 10h do dia 22 de novembro, no Palácio do Planalto.

O evento antecede a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), onde o Brasil apresentará estratégias para a transformação ecológica, incluindo a recuperação de pastagens. A regeneração de terras degradadas é uma das principais abordagens do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas e será discutida em um painel dedicado durante a COP-28.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *