CulturaNotícias urgentes

Livraria do Luiz comemora 50 anos com debate sobre livro de Ademilson José

A Livraria do Luiz fecha a programação comemorativa dos seus 50 anos neste sábado(30), com um debate sobre o livro “A Baía que Traiu Portugal”, romance histórico de autoria do jornalista Ademilson José, que trata das origens da Baía da Traição, vida e morte do índio potiguara Pedro Poty.
O debate começa às 10hs e vai contar com as participações dos professores Edvaldo Lira e Ronilene Diniz de Lima, ambos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), e também do escritor e poeta Políbio Alves.

“O livro tem dois focos: os relatos que mostram porque a Baía da Traição acaba ganhando esse nome, e o resgate do nome de Pedro Poty que, por defender o Brasil-holandês e ter se convertido, foi torturado e morto a mando da Coroa Portuguesa e da Santa Inquisição”, explica Ademilson José, ao lamentar o fato de Pedro Poty ter tido seu nome completamente omitido pela historiografia oficial.

Ademilson agradeceu à Livraria do Luiz por ter incluído seu livro nas comemorações dos 50 anos de história, algo que, inclusive, atribui à repercussão do artigo “Violência, tortura e morte na Baía da Traição”, recém publicado no jornal A União pelo antropólogo e sociólogo, Carlos Azevedo.

Exemplares do livro já estão à venda ao preço de R$ 40,00 e vale lembrar que Ademilson José também é autor do romance histórico “Sanhauá” que trata das origens da Paraíba e que, no ano passado, esteve entre os contemplados pelo “Prêmio Políbio Alves de Literatura”, realizado pela Funjope. Sanhauá será lançado ainda este ano pela PMJP juntamente com os demais nove livros premiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *