Notícias urgentes

Livraria A União lança livro infantil ‘O rato que roeu o rei’

Muita gente pode até saber que o rato roeu a roupa do rei, mas que o rato roeu o rei, é novidade. O escritor paraibano André Ricardo Aguiar conta essa história no livro infantil O Rato que Roeu o Rei, que sai agora em segunda edição pela Editora A União, com ilustrações de Tônio. O lançamento ocorre, nesta terça-feira (18), às 18h, na Livraria A União, localizada na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento vai contar com a participação de Neide Medeiros, professora aposentada de Literatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em literatura infantil e juvenil.

Esse não é o primeiro livro de André Ricardo, mas é sua obra de estreia na literatura infantil. Por mais que já tenha escrito outros textos para crianças, é a primeira vez que o ele cria uma narrativa em formato de livro para esse público. A referência foi a popular expressão, mas outras aparecem ao longo do livro.

O autor explica a motivação para usar tais referências: “A gestação do livro partiu de várias situações. O conto infantil ‘O Flautista de Hamelin’ foi uma delas. Pensei que ali tinha material para subverter certa lógica, unindo tanto a memória das tradicionais histórias quanto a ideia do conto acumulativo, que vai crescendo com situações mais e mais complexas. Por último, a circularidade. Então nada mais lógico que aproveitar o dito ‘O rato que roeu a roupa do rei de Roma’. Gerou essa imagem louca, um rato que rói o próprio rei”.

Sobre o universo infantil, André Ricardo Aguiar afirma que o gênero é seu playground interno. “É onde posso exercer uma espécie de treino para o lúdico. Por isso, quando estou nessa pegada, sinto que as amarras da imaginação ficam mais soltas, e posso elaborar tudo o que a literatura na infância me inspirou. Além do mais, a literatura infantil tem um retorno lindo. Ajudar na formação de novos leitores. Então, acho que é onde meu papel de escritor se faz mais presente, inserido na ideia da força do texto e do quanto ele pode atingir os diferentes públicos, até porque não só criança lê literatura infantil”, ressalta.

Aspecto fundamental na narrativa são as ilustrações de Tônio, ilustrador com décadas de atuação, colaborador da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) que encanta o público com seu trabalho no Jornal A União, na Editora A União e no suplemento literário “Correio das Artes”. “O papel de Tônio é fundamental, é um profissional incrível e que eu já admirava. Colabora como coautor para dar ao público infantil um equivalente do texto em linhas e cores. Há um detalhismo potente, mas, ainda assim, fluente e bem-humorado. Os detalhes do reino e dos animais saltam aos olhos. Há um respiro medieval e ao mesmo tempo moderno. Garanto que a história agora está no melhor formato”, afirma André.

Serviço
Livro: O rato que roeu o rei
Autor: André Ricardo Aguiar
Editora: A União
Preço: R$ 25,00
Lançamento: 18 de abril (terça-feira)
Hora: 18h
Local: Livraria A União
Endereço: Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *