Notícias urgentesPolítica

Jutay destaca Lei que garante prioridade em filas para obesos

Estudo publicado na revista científica Lancet mostra que um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa. Com isso, o Brasil já se inclui entre os países mais obesos do mundo. O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou que poucas pessoas sabem que a Lei 10.048/00 também garante prioridade em filas para obesos, assim como para pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

O direito a atendimento prioritário às pessoas obesas deriva de suas condições físicas que impedem de estarem em igualdade com o restante da população. “Pessoas obesas apresentam limitações de movimento devido ao sobrepeso e à sobrecarga em sua estrutura óssea, particularmente nas articulações e nos pés, o que provoca processos inflamatórios que podem causar dores fortes, dificultando a permanência do obeso em pé”, destacou Jutay Meneses.

Vale lembrar que o direito das pessoas obesas também vale para as empresas de transporte coletivo e demais prédios ou espaços públicos. O desrespeito a essa norma pode gerar multa de até R$ 2.500 para empresas de ônibus e instituições financeiras. Para os servidores e chefias responsáveis pelas repartições públicas, as penas podem variar e estão de acordo com a legislação específica de cada categoria.

São consideradas obesas pessoas que tem o IMC acima de 30. Para se calcular o IMC deve-se elevar ao quadro a altura da pessoa e dividir pelo peso o resultado obtido.

Dados – A pesquisa, coordenada por cientistas do Imperial College London, comparou o IMC de cerca de 20 milhões de homens e mulheres. Os dados se referem a 186 países. De acordo com esse estudo, um quinto dos adultos do mundo será obeso em 2025 e as chances de atingir as metas da ONU para frear a obesidade nos próximos dez anos são “virtualmente zero”. O objetivo da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que em 2025 os índices não sejam maiores que os de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *