Jutay defende parcerias entre poderes para garantir segurança nas escolas da Paraíba

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defendeu nesta terça-feira (29), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), parcerias entre os poderes públicos e a sociedade que garantam a segurança nas escolas do estado e assim, criando uma rede de proteção. O parlamentar reforçou o apelo de um professor de Sousa que teme tragédias como as que vêm acontecendo em escolas do Brasil, assim como a chacina de Aracruz, no Espírito Santo. Nos últimos 10 anos, ao menos oito ataques violentos a escolas aconteceram no País.

“Ameaças de massacre em escolas devem acionar nosso sinal de alerta. Assim como o professor que manifesta sua preocupação, tenho esse sentimento e defendo uma parceria entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, governos municipais para que juntos, possamos traçar estratégias de garantir mais segurança nos ambientes escolares. Aqui na Paraíba temos visto, vez por outra, alguns casos de invasões de escolas para assassinar alunos. Isso não pode acontecer”, destacou Jutay.

Em carta escrita ao deputado, o professor sertanejo cobra dos poderes uma ação proativa, afirmando que é preciso estar atento aos sinais. Para garantir mais segurança, o professor defende uma vigilância armada nas escolas como forma de inibir alguma possível violência nos estabelecimentos escolares. Na ocasião, o professor pediu o apoio do deputado Jutay e de todos os deputados para se unirem a essa reivindicação.

O deputado Jutay Meneses ainda defendeu uma maior presença das famílias na vida dos jovens, sobretudo na vida escolar. “É importante que as famílias estejam presentes na vida dos jovens, buscando acompanhar de perto a vida, os anseios e as angústias para que possam orientar e garantir uma vida saudável, sobretudo em relação a saúde mental”, disse.

Números – Conforme pesquisa do Instituto Península, com escolas públicas e privadas, em junho desse ano, mais de 70% dos professores relatam “dificuldades de relacionamento” das crianças e adolescentes.

Projeto de Jutay – É de autoria de Jutay o projeto de Indicação 1.170/2022 – aprovado pelo legislativo – que cria o Batalhão Especial de Segurança nas Escolas no Estado da Paraíba, responsável pela guarda dos prédios das escolas estaduais e da segurança da comunidade estudantil, docentes e funcionários. Para o parlamentar, o projeto beneficia diretamente a comunidade escolar com mais segurança e ainda cerca de 500 Policiais Militares afastados que buscam retornar aos quadros da Polícia Militar da Paraíba.