BorboremaGerais

João Azevêdo destaca potencial econômico do Salão do Artesanato

O governador João Azevêdo abriu, na noite desta quinta-feira (8), em Campina Grande, o 36° Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado até o dia 2 de julho na Avenida Severino Cabral, com visitação do público das 15h às 22h. Com o tema “Tudo Vira Arte na Feira de Campina”, a edição homenageia um dos ícones da Rainha da Borborema — a Feira Central, e os 40 anos do Maior São João do Mundo. O evento também foi marcado pelo lançamento do livro ‘Feira de Campina Grande – um museu vivo da cultura popular’, de autoria do escritor Chico Pereira, sextilhas de Wergniaud Breckenfeld e ilustrações do artista plástico Flávio Tavares.

Com a participação de aproximadamente 500 artesãos que expõem aos campinenses e turistas uma das mais autênticas produções artesanais do país, com certificação internacional, a expectativa é de que o Salão seja visitado por um público de 100 mil pessoas e que gere um volume de negócios em torno de R$ 1 milhão entre vendas diretas e encomendas.

Na ocasião, o governador João Azevêdo visitou os estandes, prestigiou apresentações culturais, recebeu o reconhecimento dos artesãos pela valorização do segmento e acompanhou assinaturas de contratos do Empreender Paraíba com comerciantes da Rainha da Borborema.

O gestor também destacou o sucesso de público já no primeiro dia de evento e reforçou seu compromisso com o fortalecimento do artesanato enquanto segmento cultural e econômico. “Eu fico muito feliz pelo carinho que recebi ao visitar cada estande. Isso é o que nos move a trabalhar incansavelmente, com a união de esforços para a realização de um trabalho fantástico, que gera negócios e alegria e tenho certeza de que será o maior Salão da história de Campina Grande. Aqui temos exemplos de artesãos que venderam todas as suas peças já no primeiro dia. O artesanato conta a história, mas é um segmento que gera muito emprego e renda e coloca o estado em um novo patamar”, frisou.

O vice-governador Lucas Ribeiro evidenciou a movimentação econômica gerada pelo Salão do Artesanato em Campina Grande. “Eu parabenizo o governador João Azevêdo, a primeira-dama Ana Lins pelo cuidado com os nossos artesãos e que trouxeram esse presente para a nossa cidade. Esse é um espaço de resistência, de valorização da nossa cultura, de homenagem à Feira Central de Campina Grande, de assinaturas de contratos do Empreender e estamos com novos atrativos com quadrilhas  juninas, grupos culturais da nossa terra, fortalecendo o que a Paraíba faz de melhor, mostrando para o Brasil e para o mundo”, sustentou.

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a grandiosidade do evento e desejou boas vendas para todos os artesãos.  “Nós agradecemos aos parceiros, em nome do Sebrae, a toda equipe do PAP, que, mais uma vez, realizou um trabalho gigante ao lado de diversos órgãos do governo, que abraçaram esse projeto conosco, e hoje começamos a colher  o sucesso do evento e vamos desfrutar de toda a riqueza do artesanato, com muitas vendas e muitas encomendas”, celebrou.

Além do artesanato genuíno, quem visitar o evento, montado em uma área de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados, vai encontrar produtos criativos e uma Praça de Alimentação, com um palco em funcionamento todos os dias, onde se apresentarão diversas atrações musicais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos, novidades da 36ª edição do Salão do Artesanato. Comidas típicas e a Bodega Paraibana também estão entre as atrações.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, evidenciou o foco da gestão estadual para impulsionar as economias dos municípios. “Esse é um momento de muita emoção porque o governo está presente na porta de entrada da acolhida do Maior São João do Mundo que homenageia um berço da nossa história, a Feira Central, um patrimônio imaterial do Brasil. Aqui temos cultura, gastronomia e agradecemos ao governador João Azevêdo pelo compromisso com a interiorização do desenvolvimento da Paraíba”, observou.

“O governador João Azevêdo fez questão de escolher um local onde a gente tivesse estrategicamente recebendo o turista e os paraibanos que vêm participar do Maior São João do Mundo. A nossa expectativa de público é muito grande, estamos homenageando este ano a Feira Central de Campina Grande, um patrimônio histórico da cidade e só temos a agradecer aos parceiros por acreditarem nesse projeto de fazer o maior Salão do mundo”, ressaltou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

A artesã Isa Brito, que comercializa a tipologia tecelagem, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo olhar atencioso e pelas oportunidades de venderem seus produtos em grandes eventos. “Eu sou artesã do município de Boqueirão e só tenho a agradecer ao governador pela valorização, por viabilizar nossa participação em feiras nacionais, por atender as nossas demandas e estou muito feliz pelo novo local do Salão, que foi estratégico para nós e vamos ter muitas vendas”, disse.

Entidades parceiras — Além do Sebrae, que divide com o Governo do Estado a realização do Salão do Artesanato Paraibano, o evento conta ainda com importantes parcerias: Detran-PB, Cagepa, Procon-PB, Jucep, Programa Empreender-PB, Funesc, PBTur, Paqtc-PB, UEPB, Corpo de Bombeiros Militares, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Colégio Lourdinas de Campina Grande, Hospital Padre Zé e Azul Cargo.

O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, evidenciou a parceria com o Governo do Estado para fortalecer o empreendedorismo no segmento do artesanato. “Hoje é mais um dia de festa e a cada edição o Salão só cresceu. Nós estamos trazendo o artesão para a vitrine para que ele possa dialogar com seu público, dando o suporte para que ele se qualifique, proporcionando geração de renda e de vendas”, pontuou.

A entrada para o 36° Salão do Artesanato é gratuita. No entanto, assim como nas edições anteriores, a gestão do evento conta com a solidariedade da população, que poderá doar um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades de Campina Grande que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social — pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em parceria com o Hospital Padre Zé.

Livro  ‘Feira de Campina Grande – um museu vivo da cultura popular’ – A obra é inspirada em uma publicação sobre a feira de 1977 e toda sua pluralidade de vozes, gestos, rostos e artigos. A publicação, de 72 páginas, foi editada pela Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

Além da apresentação do governador João Azevêdo, o livro também conta com contribuições de Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, que apoiou a publicação; Marielza Rodriguez, gestora do Programa do Artesanato Paraibano – PAP; Fernando Moura, escritor, jornalista e presidente da Fundação Casa de José Américo; e Janete Lins Rodriguez, gerente executiva do Museu Casa de José Américo e Curadora do Artesanato.

O autor do livro, Chico Pereira, evidenciou a alegria de realizar um sonho na abertura do Salão do Artesanato de Campina Grande. “É um prazer realizar o lançamento de um antigo sonho de fazer um livro ilustrado por Flávio Tavares que eu tinha publicado em 1977 sobre feira de Campina que é um museu vivo. A edição foi feita em tempo recorde para homenagearmos a feira de Campina Grande”, falou.

O artista plástico Flávio Tavares falou da emoção de participar de uma obra literária que conta parte da história de Campina Grande. “Esse é um sonho concretizado, que conta com a apresentação brilhante do governador e estou emocionado por mais essa incursão em Campina Grande e na feira”, comentou.

Na oportunidade, o reeducando do presídio Serrotão, Maerson Inácio, lançou o cordel “Inácio Mão de Onça e a Vida no Cárcere, e destacou a importância dos projetos de ressocialização do estado. “É possível sim se regenerar e isso pode acontecer através da educação, da arte e da poesia, que mudaram minha vida e eu agradeço por receber um tratamento com dignidade e acreditarem na mudança”, falou.

A abertura do 36° Salão do Artesanato Paraibano foi prestigiada por Raíssa Rossiter (diretora de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); pela segunda-dama Camila Mariz; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Inácio Falcão, Luciano Cartaxo e Silvia Benjamin; prefeitos de diversas regiões do estado; pelos vereadores Eva Gouveia, Jô Oliveira, Dona Fátima, Pimentel Filho, Rostand Paraíba, Renan Maracajá e Bruno Faustino; e pelos auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Pedro Santos (Cultura), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano), Fábio Barros (executivo da Comunicação Institucional), João Paulo Freire (executivo da Articulação Política), Valéria Aragão (executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária) e Fabrício Feitosa (executivo do Empreender).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *