Notícias urgentes

Instituto Cândida Vargas registra 2.527 nascimentos em seis meses e destaca parto humanizado

O Instituto Cândida Vargas (ICV), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, registrou 2.527 nascimentos no período de 01 de janeiro a 28 de junho de 2023, sendo uma das maternidades que realiza o maior número de partos por ano no Estado. O ICV vem se destacando pela construção de um novo modelo de atenção ao parto e nascimento, baseado na humanização do cuidado à saúde da mulher e do recém-nascido.

“A nossa gestão vem oferecendo um serviço totalmente humanizado, visando o cuidado da mulher e do bebê. Temos disponibilizado uma equipe multiprofissional para garantir atenção em todas as áreas. Além disso, temos garantido atendimento às pacientes de todo o estado, que buscam a nossa maternidade para a realização do parto”, afirmou o diretor-geral do ICV, Quintino Régis.

Os números do setor de estatística do ICV apontam um equilíbrio na média de partos normais e cesáreos – 1.171 partos naturais e 1.356 cesarianas. O maior número de partos se concentrou em moradoras de João Pessoa (1.285), Sapé (113), Bayeux (112), Santa Rita (111) e Conde (99).

Além do parto, as mulheres contam com a possibilidade de fazer o pré-natal no Instituto Cândida Vargas. O atendimento ambulatorial realiza, ainda, consultas de planejamento familiar, ginecologia e o teste do Pezinho. São oferecidas, também, consultas especializadas em pediatria, ginecologia, obstetrícia para o pré-natal de gestantes de alto risco.

Método Canguru – Outro serviço oferecido para esses bebês é o método Canguru, que é iniciado logo após o nascimento, ainda na maternidade, onde os pais são treinados a como pegar o bebê, como posicioná-lo e como o prender ao corpo. Além de todos os benefícios que o método apresenta, ainda tem a vantagem de ser de baixo custo para a unidade de saúde e para os pais, por isso, desde então, tem sido usado na recuperação dos recém-nascidos com baixo peso.

Atendida pelo método Canguru, Juciene Fluvia Montenegro, elogiou os serviços oferecidos pela maternidade, afirmando os cuidados oferecidos pelo setor. “Meu bebê nasceu prematuro e confesso que se eu tivesse ido para casa sem instrução nenhuma, eu não iria cuidar bem dela. Já fui atendida em um hospital particular, do meu outro filho, e não tão bem cuidada e atendida como estou sendo no Instituto Cândida Vargas”, relatou.

O objetivo do Método Canguru é estimular o aleitamento, incentivando a presença constante dos pais junto ao recém-nascido em contato contínuo, diminuir o tempo de internação e reduzir o estresse da família. Estudos mostram que em hospitais onde o método é usado, a quantidade de leite diário nas mães que fazem o contato pele a pele com o bebê é maior, e também, que o período de amamentação dura por mais tempo.

Referência – O Instituto Cândida Vargas atualmente é referência na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e na integração a Rede Cegonha, consolidando-se como um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos. Dispõe de diversos serviços especializados de média e alta complexidade em atenção obstetrícia e neonatal, atendimento de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, além de serviço de referência para adolescentes e mulheres em situação de violência sexual, serviço social, atendimento psicológico, serviço de cardiologia, exames laboratoriais e ultrassonografia, entre outros.

Atendimento – O Instituto Cândida Vargas fica localizado na Avenida Coremas, 865, no bairro Jaguaribe. O atendimento na maternidade é 24 horas e feito por uma equipe especializada. Para as mulheres que são atendidas no ICV, é solicitado a apresentação de RG, CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *