BorboremaGerais

III Encontro Municipal sobre Autismo marca encerramento da campanha Abril Azul

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, abriram o III Encontro Municipal sobre autismo, na noite da última quarta-feira, 26, no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento encerra o mês de ações dedicadas à campanha Abril Azul, que trata sobre o tema. Nesta sexta-feira, 28, o encontro segue com oficinas teórico-práticas para os profissionais de saúde durante todo o dia no auditório do Centro de Referência em Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast).

Na abertura, teve apresentação musical, uma performance da poetisa Anne Karolinny, uma exposição de artes do Centro de Convivência do programa Saudavelmente e as palestras: o acolhimento da neurodiversidade, com a neuropsicóloga Eliane Alves; e um segundo de evolução, com a neuropsicopedagoga Vilma Araújo.

Estiveram na solenidade a Comissão de Direitos das Pessoas Autistas e com Doenças Raras da OAB Subseção Campina Grande; representantes de universidades e faculdades e do Instituto Brenda Pinheiro e do programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“A importância de falar sobre o autismo – a causa da minha vida – é gerar sensibilização, informação e transformação para criar uma rede de apoio e de ações efetivas que estão sendo realizadas desde o começo da nossa gestão e – logo, logo – seguirá com a criação da primeira Clínica-Escola de Autismo do Norte/Nordeste do Brasil”, disse o prefeito.

Na sexta-feira, a programação é voltada aos trabalhadores de saúde e as inscrições são realizadas diretamente nos serviços onde atuam. A programação também está recheada com profissionais que são referência em temas como ABA, AVD’s, psicomotricidade, seletividade alimentar, entre outros. Nos dois dias haverá entrega de certificados no local.

A Prefeitura de Campina Grande vem realizando várias ações voltadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, neste mês que é dedicado à causa. As principais ações foram o TEAchegue, o SentirAutista, o Seminário do Autismo e o Expoautismo. O Encontro Municipal sobre Autismo encerra a programação.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *