CulturaGeraisNotícias urgentes

Funesc realiza Festival Pretitudes e promove programação especial do Novembro Negro

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, durante todo o mês, a segunda edição do Festival Pretitudes, que reúne uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra. Ao longo do período, todos os projetos que integram a programação regular terão como protagonistas artistas negros. A primeira atividade será, na sexta-feira (11), com a edição especial do projeto Gafieira, comemorando o aniversário do músico Zé Katimba.

A Escola de Samba Pavão de Ouro fará a abertura da festa, que acontece na pracinha do estacionamento do Espaço Cultural, a partir das 19h. Na mesma data, no Memorial Abelardo da Hora, estará aberta à visitação a exposição ‘Minha Hora Negra’, do artista Guto Oca.

No domingo (13), está programada a edição de forró do projeto Gafieira, com direito a participação da Quadrilha Paraíba na abertura do evento. Na mesma data, o poeta, compositor e ativista cultural Luizinho de Pombal lança o livro ‘Folclore Pombalense – Reisado’. O lançamento é na Sala de Concertos Maestro José Siqueira e o autor promete uma noite de música e poesia.

No dia 19, acontece concerto especial OSPB Convida, com os músicos Totonho e Escurinho em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro. Na mesma data, a Funesc recebe, no Espaço Cultural, a Feira Preta além de participação do grupo Capoeira Angola Palmares.

No dia 22, a programação tem continuidade no Cine Banguê com a estreia do filme ‘Cabeça de Nêgo’, dirigido por Déo Cardoso. Após a sessão, acontece um debate sobre consciência negra. No dia 25, o Projeto Meji volta a ocupar o palco do Cine Teatro São José, em Campina Grande.

A programação da Funesc se integra ao Novembro Negro, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH).

Confira a programação:

Festival Pretitudes 2022 – Novembro Negro

11/11
Gafieira Especial Zé Katimba
19h – Zé Katimba, Escola de Samba Pavão de Ouro
Local: Praça do Estacionamento (Espaço Cultural)

11/11
Exposição ‘Minha Hora Negra’, de Guto Oca
Local: Memorial Abelardo da Hora

13/11
19h30 – Lançamento do livro ‘Folclore Pombalense – Reisado’, de Luizinho de Pombal
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

13/11
16h30 – Projeto Gafieira
Local: Praça do Estacionamento

19/11
Feira Preta + Capoeira Angola Palmares + show de Nathália Bellar
20h – Concerto OSPB Convida: Totonho e Escurinho
Local: Praça do Povo (Espaço Cultural)

22/11
19h – Estreia do filme ‘Cabeça de Nêgo’ + debate
Local: Cine Banguê (Espaço Cultural)

25/11
20h – Projeto Meji
Local: Cine Teatro São José (Campina Grande)

Secom-PB

Foto de Nappy/Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *