CulturaNotícias urgentes

Festival e Feira de Cordel têm programação neste final de semana em Tambaú

As culturas populares ganham espaço neste final de semana na Feirinha de Artesanato de Tambaú durante mais uma edição do Festival de Cordel e Feira de Cordel, uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). Desta sexta-feira (2) até o próximo domingo (4) vai ter música e declamação, a partir das 17h30.

“Com esse Festival e Feira de Cordel, nós estamos fazendo um duplo movimento que é valorizar a literatura de cordel, os cordelistas não só de João Pessoa, mas de toda a Paraíba, e também os repentistas, porque o cordel atrai o repente”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Por isso, segundo ele, a Funjope, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, abraçou esse projeto que é muito significativo. “Estamos dando vida à Feirinha de Tambaú e, ao mesmo tempo, estamos valorizando o melhor da nossa tradição de cultura, de literatura e música popular”, acrescentou.

A ação compõe o projeto do São João Multicultural, que compreende o projeto Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba, além dos shows que vão acontecer no Parque Solon de Lucena.

A programação da Feira de Cordel segue nos finais de semana durante o mês de junho, com uma série de shows musicais, cantorias de viola, declamação de poesia, saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e folhetos, exibição de vídeos e exposição de xilogravuras, tendo como inspiração a cultura popular paraibana.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba conta com mais de 80 poetas associados e cerca de 30 colaboradores não-sócios, e vai promover um rodízio permanente de escritores-declamadores, cantadores e outros artistas do mundo do cordel.

Durante todo o final de semana de junho, a ACVP vai disponibilizar banquetas de madeira para que os associados possam comercializar suas publicações. Haverá ainda um palco com sonorização para pequenas apresentações musicais e folclóricas.

Programação – Nesta sexta-feira (2), a programação tem show de Bebé de Natercio e declamações dos poetas Merlânio Maia, Claudeth Gomes, Dalmo Oliveira, Robson Jampa, Sheilla Virgínia, Marconi Araújo, Arnaldo Leite, Raniery Abrantes e Annecy Abrantes.

Para este sábado (3), as declamações ficam por conta de Claudeth Gomes, Bodão Ferreira, Marconi Araújo, Sheilla Virgínia, Cíntia Moreira, Robson Jampa, Melchior Machado, Chico Mulungu, Manoel Belisário, poetas da Escola Pedro Serrão, Thiago Alves e os poetas juvenis Nathan Silva e Felipe Emmanuel.

Secom-JP

Fotos: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *