CulturaNotícias urgentes

Feira do agricultor familiar reabre em Campina Grande

Quase dois anos depois de fechada por causa da pandemia covid 19, a Feira do Agricultor Familiar, organizada pela Empresa Paraibana Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, foi reaberta nesta quarta-feira (22), no campus da Universidade Federal de Campina Grande, com número de feirantes reduzido em 50 por cento. Na cidade, outras duas feiras que acontecem, uma no Parque do Povo e outra no Bairro das Malvinas, já retornaram com a comercialização de seus produtos agrícolas.

Funcionando no pátio do campus da UFCG, há mais de uma década, a feira abre espaço para que 38 produtores rurais possam comercializar seus produtos trazidos diretamente do campo, sem atravessadores. Devido às recomendações sanitárias, o número de feirantes foi reduzido em 50 por cento. Todos têm o acompanhamento e orientação de extensionistas da Empaer em seus municípios. “Todos os protocolos sanitários, como distanciamento e higienização, são observados nos locais das feiras”, comentou o gerente regional da Empaer em Campina Grande, José Ailton dos Santos.

Na feira são comercializados produtos agrícolas de vários tipos, frutas e verduras, como laranja, banana, manga, abacaxi, melão, melancia, alface, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, repolho, entre outras, produzidas pelos próprios agricultores sem a presença de agrotóxicos. Na cidade, as feiras são coordenadas pelo agrônomo Antônio Venâncio de Moura Lacerda.

Participam nas três feiras de Campina Grande 194 agricultores familiares de municípios circunvizinhos, sendo que, atualmente, devido às restrições impostas pela pandemia, dos 65 produtores cadastrados no Parque do Povo pelo menos 70 por cento estão presentes; na UFCG, que tem 38 produtores rurais registrados, está em 50 por cento de participantes e, nas Malvinas, conta com sua totalidade de 81 feirantes.

Em João Pessoa – Quanto à Feira do Produtor que funciona toda sexta-feira no pátio da Empaer, localizada na rodovia de Cabedelo, não terá seu horário alterado, mesmo sendo véspera de Natal. O mesmo acontecendo na próxima semana, por ocasião dos festejos de final de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *