Notícias urgentes

FCJA integra Semana Nacional dos Museus com exposição José Américo em Trânsito

A 21ª Semana Nacional de Museus, realizada, anualmente,  pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece de 15 a 21 de maio. A Fundação Casa de José Américo participará do evento, promovendo a exposição “José Américo em Trânsito”, no hall, com abertura na próxima segunda-feira (15), em torno da vida e obra do patrono da instituição.

Devido o Museu Casa de José Américo estar em reforma, a gerente executiva, professora Janete Lins Rodriguez, explica a participação deste ano: “com a reforma, decidimos retirar da exposição museal algumas peças, mais representativas, da exposição do acervo e fazer a montagem, de forma que dê um visão geral da vida de José Américo”.

O tema central, definido pelo Ibram, para este ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A temática apoia o bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste sentido, Janete destaca que a obra de José Américo está sintonizada com a temática, porque vários conteúdos envolvem educação ambiental e inclusão social.

O objetivo da Semana Nacional de Museus é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A Semana ainda propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social.  Está aberta a museus, a instituições de memória e aos espaços e centros culturais brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *