
Famup 18 municípios poderão perder recursos do FPM
- 31 dez 2022 --
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 18 municípios paraibanos podem apresentar redução de coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O dado é baseado na prévia do Censo 2022, divulgado na última quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, disse, em entrevista ao jornal A União, que irá recorrer ao Tribunal de Contas. Precisamos recorrer no primeiro momento para que os municípios não venham a ser prejudicados. O Censo não foi completado, mesmo assim o IBGE entregou ao Tribunal de Contas o relatório parcial dos municípios que perderam habitantes. Estamos numa luta para não cair agora porque precisamos rever e refazer esses números para ter certeza”
De acordo com George Coelho, os números precisam ser revistos. Caso os municípios realmente percam a arrecadação, poderão perder investimentos importantes para áreas como a saúde e educação. Na avaliação da Famup, a previsão é que algumas cidades percam R$ 6 milhões por ano.
No entanto, segundo pontuou a CNM, a Lei Complementar 165/2019, que determinou o congelamento dos coeficientes do FPM, para perdas, desde 2018 até a finalização do Censo Demográfico, poderá impedir que os municípios percam esses valores.
Os municípios paraibanos que poderão perder o FPM são: Água Branca; Arara; Barra de Santa Rosa; Bayeux; Belém; Bonito de Santa Fé; Cachoeira dos Índios; Cacimba de Dentro; Cruz do Espírito Santo; Imaculada; Itabaiana; Itaporanga; Juripiranga; Natuba; Nova Floresta; Pirpirituba; Sumé; Tacima.