CidadeÚltimas notícias

Samu-JP disponibiliza dois novos números para que a população possa acionar o serviço 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando o acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional João Pessoa (Samu-JP). Para isso, estão sendo disponibilizados dois números de telefone para que a população possa acionar o serviço, além do número 192. Os números (83) 98145-6010 e (83) 98208-1422 passam a funcionar a partir deste sábado (31).

“Nossa preocupação em cuidar da saúde da população acontece o ano inteiro e ofertar formas da população ter um maior acesso a esse cuidado é nosso dever, diante disso, decidimos ampliar as formas de acesso ao nosso serviço móvel de urgência. Mas é importante reforçar que a principal forma de acionar o Samu segue sendo através do 192 e a população deve ligar para os novos números caso não consiga o contato através da central”, destaca a diretora de atenção à saúde, Alline Grisi.

Os números (83) 98145-6010 e (83) 98208-1422 poderão ser acionados apenas por ligação, não funcionando como WhatsApp. Assim como o número 192, receberão chamados 24h por dia.

Quando chamar o Samu – O Samu atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas, a exemplo de intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas e crises convulsivas. Sempre que este tipo de urgência acontecer, o serviço deve ser acionado de imediato.

De acordo com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, um atendimento é considerado socorro quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência. Já a orientação acontece quando um usuário faz um chamado e, como o caso não é grave, o médico da equipe faz o atendimento por telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *