CulturaCultura/Lazer

Exposição e oficina do Memorial da Democracia da Paraíba marcam Semana Nacional dos Museus na FCJA

Aexposição ‘Vozes, vetos e votos por democracia da Paraíba’ e a oficina ‘Memorial da Democracia da Paraíba: pesquisa, educação e direito à memória’ são os destaques da Fundação Casa de José Américo (FCJA) durante a 22ª Semana Nacional de Museus. A exposição estará aberta ao público a partir desta terça-feira (14) até o dia 19, das 8h30 às 16h; e a oficina acontece na quinta-feira (16)

A exposição ‘Vozes, vetos e votos por democracia da Paraíba’, com visita mediada, aborda os processos sociais do voto, os ataques à democracia e as lutas pelo direito ao voto. Ela acontece no Memorial da Democracia da Paraíba – Arquivo dos Governadores, instalado no segundo andar do Anexo II, da FCJA, na Praia do Cabo Branco, na capital paraibana.

O Memorial da Democracia da Paraíba foi criado com o objetivo de preservar o estudo, a valorização, a preservação e a divulgação da história e das memórias referentes ao período ditatorial no estado da Paraíba, incluindo os momentos do pré-golpe civil-militar e a transição democrática pós-ditadura.

No dia 16, a oficina ‘Memorial da Democracia da Paraíba: pesquisa, educação e direito à memória’ será realizada durante todo o dia no Auditório da Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA. A programação terá início às 9h20, com a professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA e coordenadora do Memorial da Democracia da Paraíba, com o tema ‘Comissão da verdade e os desafios de manter a memória viva’.

Das 10h20 até as 12h, as professoras e pesquisadoras Fernanda Rocha e Suelen Andrade, também integrantes do Memorial da Democracia da Paraíba da FCJA, vão tratar do tema que dá nome à oficina: ‘Memorial da Democracia da Paraíba: lugar de memória, pesquisa e educação’.

Na parte da tarde, das 13h30 às 16h, haverá o ‘Dossiê Maestro José Siqueira e a Reparação Histórica’, pesquisa de parceria entre a FCJA, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), com apresentação de Fernanda Rocha; ‘Memória e Acervos’, com Suelen Andrade; e ‘Praticando a construção do guia de fontes’, com Carolina Rocha e Eduardo do Egito. A oficina se encerra com uma visita mediada ao Memorial da Democracia da Paraíba, das 16h às 17h.

Museu na Semana – O Museu Casa de José Américo também vai integrar a programação da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A participação ocorrerá nesta terça-feira (14), no Auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), às 9h, com o tema ‘Museus, Educação e Pesquisa’.

No evento será realizada uma mesa-redonda sob a coordenação da gerente executiva do Museu Casa de José Américo, professora e geógrafa Janete Lins Rodriguez, que mediará o diálogo entre os dois palestrantes convidados: o historiador e professor Ângelo Emílio da Silva Pessoa e a museóloga e educadora Maíra de Oliveira Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *