PolíticaÚltimas notícias

ESPANTOSO: Vereadores aprovam PL que prevê Forças Armadas no ensino de arte em escolas municipais

Os vereadores de João Pessoa aprovaram, na manhã desta terça-feira, 30, um espantoso projeto de lei do vereador Marcílio Ferreira autorizando as escolas públicas municipais, através de seus diretores, sem despesa para administração, a oferecerem oficinas de cultura e arte, palestras, atividades pedagógicas ou sociais desenvolvidas pelas Forças Armadas federais ou forças de Segurança Pública Estadual.

O que o projeto chama de “atividades pedagógicas ou sociais” são, na verdade, atividades “que manifestem e conscientizem os usuários da rede municipal escolar da importância e relevância das atividades de segurança na sociedade”.

O vereador Marcos Henriques (PT) irritou-se com a proposta, considerando-a descabida. “Esse projeto é um despropósito. Colocar as Forças Armadas pra isso é ridículo e mostra o conservadorismo desenfreado desta Casa. O Exército tem suas funções, quem tem que ensinar cultura e arte são os artistas, os artesãos, as pessoas envolvidas com a cultura”.

Ele também reclamou da postura da vereadora Elisa Virgínia, para quem, segundo ele, artistas “são maconheiros” e não deveriam ensinar arte e cultura, e sim as Forças Armadas. “Não dá nem pra debater nessas condições”, disse ele.

Segundo o autor do projeto, “atividades como palestras, workshops, programas de combate à criminalidade ou uso de drogas já são oferecidos por aquelas respeitáveis instituições, tendo um impacto direto no caráter e futuro da criança ou jovem. Programas de socialização e de conhecimento das profissões com as suas respectivas atividades são de suma importância para o desenvolvimento da comunidade e da infância, contribuindo para uma desmistificação das atividades, ensejando num futuro próximo numa maior procura de jovens pelas carreiras militares”, acredita.

O projeto vai para sanção do prefeito Cícero Lucena.

Texto e foto: Gisa Veiga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *