Últimas notícias

Deu no G1: PDT cria cláusula anti-Lula e vai vasculhar redes sociais de candidatos para conter traições

Transcrição do site G1

 

Resolução aprovada em convenção condena propaganda a adversários; para dirigentes do partido, porém, medida não será cumprida à risca

Na convenção que oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência, foi homologada pelos 280 delegados da sigla uma resolução que tenta blindar o presidenciável do PDT e evitar palanques nos estados para adversários. Um dos artigos do documento condena a realização de “propaganda a favor de candidatos que não sejam os indicados pelas convenções nacional e estaduais” da sigla — uma espécie de “cláusula anti-Lula” para “intimidar os traidores e atrevidos”, já que o pré-candidato do PT ao Planalto já foi cortejado por postulantes a governador do PDT. Porém, segundo dirigentes do partido ouvidos pelo GLOBO, a resolução é mais uma ameaça do que algo que será cumprido à risca.

O documento condena também a prática de “ato ostensivamente desfavorável a qualquer candidato do próprio partido” e a desobediência à “deliberação emanada das convenções nacional e estaduais”. Outro ponto que, segundo a resolução, não será tolerado, é “desrespeitar ou omitir as chapas majoritárias do partido e seus respectivos números nas cédulas eleitorais” durante a campanha.

Quem não seguir tais orientações, consideradas “fatos de extrema gravidade”, estará sujeito a “cancelamento de registro de candidatura e podendo chegar à pena de expulsão”. O texto já existia em resoluções do partido em eleições passadas e, segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, “é uma reedição do que já fazemos há mais de 20 anos”. Para ele, o movimento é natural e de fortalecimento das candidaturas do partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *