CidadeNotícias urgentes

Projeto terapêutico no Caps David Capistrano envolve arte e cultura e devolve bem-estar aos usuários

Pensando no bem-estar e acompanhamento da saúde mental dos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano desenvolve um projeto terapêutico que valoriza a singularidade dos pacientes, envolvendo atividades ligadas à arte, cultura, música e literatura. O serviço atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

De acordo com a psicóloga do Caps, Dayse Catão Ramalho, o trabalho desenvolvido no serviço acontece de forma “multiprofissional, interprofissional e transprofissional”, potencializando a importância da vida. “Os frequentadores são convidados a participar das atividades, de modo que despertem o interesse, incluindo habilidades anteriores que atravessam as histórias de vida, de acordo com as diretrizes e ‘despertares’ da luta antimanicomial e reforma psiquiátrica”, explicou a profissional.

Dentro do projeto terapêutico, as pessoas em situações de uso problemático de álcool e outras substâncias são escutadas e reconhecidas como sujeitos de direitos, levando em consideração suas singularidades, histórias de vida e subjetividades. Nesse sentido, as expressões e linguagens são potencializadas.

“O processo de cuidado toca em questões importantes como habitação, questões sócioeconômicas, vínculos familiares, possibilidades de acesso à educação, assistência social, dentre outras necessidades humanas quanto à promoção, prevenção e cuidado a saúde de forma integral e longitudinal”, ressaltou a psicóloga do serviço.

Serviço – No Caps David Capistrano, os usuários recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias.

Para ter acesso ao serviço, o usuário pode ser encaminhado por uma unidade de saúde da família (USF) ou se dirigir diretamente ao local. Atualmente, o prédio do Caps David Capistrano está em reforma. Por isso, o serviço está funcionando, temporariamente, na Policlínica Jaguaribe, localizada na Rua Francisco Manoel, s/n, Jaguaribe Policlínica Municipal de Jaguaribe, e no Caps Caminhar, localizado na Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *