Cidade

Defensoria Pública promove ações educativas sobre participação de crianças durante Carnaval de rua em JP

Instituição integra campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” e também orienta sobre os perigos da exposição de crianças e adolescentes na internet

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) vai às ruas de João Pessoa durante os desfiles dos blocos carnavalescos, neste mês de fevereiro, para levar informação e promover a orientação em direitos a foliões e foliãs da capital paraibana. Além de renovar sua participação na campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia”, a instituição estará presente no bloco Muriçoquinhas, na próxima segunda-feira (5).

A intenção é auxiliar os pais e responsáveis sobre os perigos da exposição de crianças e adolescentes na internet. Para isso, equipes da DPE farão a entrega de informativos com a finalidade de divulgar os meios de monitoramento parental e promover mais segurança para o uso de ferramentas online.

A ação está sendo coordenada pelo Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude (NEPIJ) e foi acertada durante um café da manhã realizado com a direção do bloco na semana passada. Durante o desfile, cuja concentração ocorre na Praça das Muriçocas, em Miramar, as equipes estarão disponíveis para conversar com os participantes e ampliar a rede de proteção à infância.

MEU CORPO NÃO É SUA FOLIA – Nessa terça-feira (30), a Defensoria Pública renovou sua participação na campanha contra a importunação sexual no Carnaval. Com iniciativa da Rede de Atenção as Mulheres Vitimas de Violência (Reamcav), a instituição integra as ações por meio do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

“O Nudem participa da campanha Meu Corpo Não é Sua Folia, juntamente com outros, por ter um olhar voltado à defesa da mulher. É importante protegê-las de atitudes inapropriadas, realizadas sem o consentimento das vítimas, resultado do comportamento machista de muitos homens que enxergam as mulheres como objetos de prazer sexual”, destacou a coordenadora do Nudem, Fátima Diniz.

A iniciativa ainda envolve diversos órgãos, como a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB-PB, entre outros.

Na capital paraibana, o Núcleo da Mulher atua em casos de demandas individuais e coletivas para garantir o pleno acesso a todos os direitos assegurados às mulheres, tanto judicialmente como extrajudicialmente. O Nudem funciona na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *