CidadeNotícias urgentes

Cracolândia em João Pessoa: desafios e soluções

A população em situação de rua na capital paraibana, João Pessoa, está causando impactos significativos na rotina de comerciantes e turistas, especialmente na orla que abrange as praias de Tambaú e Manaíra. Essa região é repleta de importantes pontos turísticos, hotéis, restaurantes e lojas de artesanato.

A crescente presença de pessoas em situação de rua tem causado preocupação devido às implicações da dependência química e do tráfico de drogas nesse contexto. Relatos de violência patrimonial por parte dessas pessoas são comuns, e abordagens para pedir dinheiro são frequentes.

O complexo formado por trechos das avenidas Antônio Lira, Izidro Gomes, Ruy Carneiro, Coração de Jesus e ruas Olinda e Targino Marques é referido popularmente como a “nova cracolândia”. Recentemente, uma operação policial resultou na prisão de quatro suspeitos por tráfico de drogas nessa região.

A comerciante Morgana Medeiros, que mantém uma loja de artigos locais, expressou sua preocupação com o aumento de pessoas em situação de rua após a pandemia, afirmando que isso afeta negativamente o turismo na cidade.

Outro comerciante, Marta Costa, também destacou o impacto negativo da presença de pessoas em situação de rua na região de Tambaú. Visitantes frequentemente se queixam da abordagem ameaçadora dessas pessoas.

Turistas, como Valdir da Silva de São Paulo, mencionaram que, embora João Pessoa seja uma cidade visualmente atraente, a constante abordagem por pessoas em situação de rua os faz sentir inseguros. Eles adotam precauções, como andar em grupos e evitar ruas menos movimentadas.

Estima-se que mais de 400 pessoas vivam em situação de rua em João Pessoa, com a maioria sendo imigrantes em busca de uma vida melhor. A falta de um censo oficial dificulta a compreensão da dimensão do problema e a formulação de políticas públicas adequadas.

A presença de pessoas em situação de rua é mais comum no Centro e na orla devido à maior movimentação de pessoas e à possibilidade de pedir ajuda. Recentemente, a Prefeitura de João Pessoa aderiu a um Termo de Ajustamento de Conduta para lidar com essa questão, incluindo a criação de uma comissão intersetorial para ajudar as pessoas em situação de rua.

No entanto, a falta de dados precisos e a heterogeneidade dessa população representam desafios significativos para a resolução desse problema social complexo. A falta de informações censitárias torna mais difícil a implementação de políticas públicas eficazes. Além disso, a pandemia agravou a situação ao afetar negativamente a economia, contribuindo para o aumento do número de pessoas em situação de rua.

Para mais detalhes sobre essa questão em João Pessoa, você pode conferir a matéria original aqui.

Créditos: Esta matéria foi publicada originalmente no site T5.

Foto: Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *