CidadeNotícias urgentes

Centro Histórico ganha vida com atividades circenses e cortejo das Calungas

Famílias inteiras, muitas crianças e admiradores da cultura foram ao território do Centro Histórico na tarde deste domingo (17). Bolinhas de sabão, brincadeiras circenses e um cortejo belíssimo do grupo As Calungas, com sua batucada contagiante, fez muita gente dançar. Foi assim a programação do terceiro dia do Centro em Cena, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves.

“O Centro em Cena é parte de uma grande estratégia do prefeito Cícero Lucena no sentido de promover a reestruturação do Centro Histórico de João Pessoa. A Funjope quando age aqui nesse território não está sozinha”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele diz que esse trabalho de dar vida ao Centro Histórico vai envolver os esforços da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) com a recuperação das vias públicas e alguns prédios históricos. “Teremos, de forma intensa, a Secretaria de Habitação, com seus projetos de residências e habitabilidade. Da mesma forma, não podemos esquecer a ação da Superintendência da Mobilidade Urbana (Semob) com um projeto de trânsito, e, por fim, mas não menos importante, será o processo de melhoramento da nossa segurança neste território. Então, ficamos muito felizes em poder mostrar a força e vitalidade da nossa cultura no Centro Histórico”, afirmou.

Integrante do grupo As Calungas, Priscila Fernandes afirmou que o retorno do Centro em Cena é maravilhoso para o público e para quem faz cultura. “O Festival retorna trazendo essa movimentação para o Centro Histórico. Nós precisamos muito dessa cultura viva, das pessoas circulando, e tudo isso colabora com os setores econômico, turístico, imobiliário. É um evento importante e estou muito feliz de estar aqui nesse retorno. O público interagiu, veio muita gente, de todas as idades. Essa é a proposta do Festival”.

O educador físico Paulo Braga afirmou que é de suma importância o retorno do Centro em Cena. “Acredito que esse evento vai resgatar o que o Centro Histórico sempre foi. São essenciais os movimentos culturais, artísticos e outros tipos de cultura que podem ser agregados aqui e, principalmente, com ações voltadas para pessoas de todas as idades”, declarou.

A aposentada Maria José Izidro da Silva, de 76 anos, mora no Porto do Capim e foi acompanhar as atrações circenses. “Estou amando tudo isso. Lembra muito as brincadeiras da infância e bate até uma saudade. Aqui a gente vira criança de novo. Essas programações são ótimas para as crianças que hoje só vivem no celular. É uma brincadeira saudável”, avaliou.

Para a dona de casa Thais Vilarim, foi uma oportunidade de levar a filha Laís, de 14 anos, e também relembrar um pouco da infância. “A cultura é sempre importante para as crianças e nós precisamos disso. Acho que um projeto como esse amplia essa possibilidade. Até eu me diverti, descontraí. É um momento em família muito prazeroso”, completou.

Teatro – A programação do terceiro dia do Centro em Cena terminou com a segunda exibição do espetáculo ‘A Vela’, no Teatro Santa Roza. O servidor público Nielton Dantas foi conferir a peça e falou sobre a importância do Centro em Cena.

“Eu acho que investimento em cultura é sempre bem-vindo, principalmente na área central da cidade que fica um pouco abandonada. Com esse processo da cidade se aproximar da praia, o centro histórico fica esquecido, e projetos como o Centro em Cena são de suma importância para trazer ocupação e valorizar o que temos de belo na nossa cidade”, disse.

A professora de arte Gislaine Antunes garantiu seu ingresso assim que soube do espetáculo. “A cultura é importante para todos, e não poderia perder essa oportunidade, com atores maravilhosos e um espetáculo disponível para nós”, comemorou.

Centro em Cena- O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), acontece de 15 a 20 de setembro, envolvendo culturas populares, artistas locais, circo e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/

Fotos- Daniel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *