CidadeGerais

Confira o que funciona na véspera e dia de São João na capital

O feriado de São João é celebrado neste sábado (24) e já na véspera(23) alguns estabelecimentos comerciais, serviços e órgãos públicos terão seus horários de funcionamento alterados  na cidade de João Pessoa. Um exemplo é o transporte público, que sofre modificações devido a programação do  São João Multicultural, evento realizado pela Prefeitura no Parque Solon de Lucena, a partir desta quinta-feira (22).

No caso do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB),  não haverá expediente nesta quinta(22) e sexta-feira(23). Já nas repartições públicas da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado, o ponto será facultativo amanhã (23).  Mas diversas opções de lazer, comércio e serviços públicos estarão abertos normalmente.

Confira  o que abre e o que fecha nos dias 23 e 24, na cidade de João Pessoa.

Repartições públicas

A  Prefeitura Municipal de João Pessoa(PMJP) não terá expediente no dia 23 de junho, em virtude do decreto de ponto facultativo para os servidores da administração municipal.

Com o  ponto facultativo na véspera de São João para os servidores municipais da administração direta e indireta, os veículos oficiais deverão ser recolhidos ao final do expediente do dia 22, podendo voltar a circular na segunda-feira (26).

Os serviços essenciais da administração municipal estão mantidos durante o dia de ponto facultativo e todo o fim de semana.

Já os servidores públicos estaduais também terão ponto facultativo na sexta-feira. A alteração foi anunciada pelo governador do Estado, João Azevêdo, no último dia 19, através das  redes sociais.

Porém, o ponto facultativo não é extensivo aos serviços essenciais que irão  funcionar normalmente na véspera de São João.

Justiça

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) adota um horário de atendimento especial na sexta-feira. Segundo a portaria interna da Direção do Foro, de nº 96/2023, na  véspera de São João, a Seção Judiciária funciona com expediente exclusivamente remoto, das 8h às 12h.

O documento estabelece também que nesse período, os cidadãos que necessitarem dos serviços da Justiça devem fazer contato por meio da lista de e-mails e números de telefone das unidades judiciais e administrativas da JFPB.

Já os prazos processuais que se vencerem no dia 23 de junho serão prorrogados para a segunda-feira (26), quando o expediente da JFPB será retomado em seu horário habitual, das 09h às 16h.

Bancos

As agências bancárias funcionam normalmente no dia 23. Porém, nos dias 24 e 25 não há funcionamento.

Os locais de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). As agências retornam ao funcionamento presencial na segunda-feira (26), em horário normal.

Trens

            De acordo com o horário de funcionamento dos veículos leves sobre trilhos (VLT)  divulgado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU João Pessoa), no  feriado de São João, os trens funcionam normalmente das  04h52 às 19h51.

No  sábado(24) não haverá funcionamento dos trens e no domingo(25), não há operação comercial.

Shoppings

  • Shopping Tambiá: na véspera de São João, o Tambiá Shopping no Centro de João Pessoa, estará com as lojas, o Playtoy e praça de alimentação abertos das 9h às 18h. O cinema também estará funcionando, de acordo com as sessões.   

No Dia de São João,  as lojas, o Playtoy e a praça de alimentação estarão fechados. O cinema estará aberto, de acordo com as sessões.

  • Shopping Sul: no dia 23, o Shopping Sul nos Bancários abre às 10h e encerra as atividades às 18h. No dia 24, estará fechado e no dia 25, funciona no seu horário normal, das 12h às 20h.
  • Manaíra e Mangabeira Shopping: durante as festividades do São João, os shoppings estarão abertos, mas as suas lojas, quiosques, praça de alimentação e opções de lazer terão horários de funcionamento especiais. Na  sexta-feira,  todas as operações estarão abertas das 10h às 20h e no dia 24 de junho, as operações funcionarão normalmente, das 10h às 22h.

No Manaíra Shopping, especificamente, nesta sexta-feira, estarão fechadas a Casa da Cidadania e a Polícia Federal. A Lotérica estará aberta das 10h às 20h. As agências de câmbio Daycoval Câmbio, Boa Viagem Câmbio e Labor Câmbio funcionarão, respectivamente, das 10h às 19h, das 10h às 18h e das 10h às 19h. Já a academia Smart Fit estará disponível das 5h30 às 23h.

No sábado, a lotérica funciona das 10h às 20h. A academia Smart Fit estará disponível das 5h30 às 23h. O Banco do Brasil, a Caixa, a Casa da Cidadania e Polícia Federal, a Labor Câmbio, Daycoval Câmbio e Boa Viagem Câmbio estarão fechados neste dia.

Já no Mangabeira Shopping, na sexta-feira, o Sicredi terá funcionamento normal. A Self It funcionará normalmente tanto na sexta quanto no sábado e domingo abre das 8h às 14h. A Lotérica opera normalmente no dia 23 de junho, mas fecha no dia 24. Já o Sebrae estará fechado na véspera e dia de São João.

  • Mag Shopping: no dia 23, estará aberto normalmente. No sábado (24), as lojas e a alameda de serviços estarão fechadas, com a praça de alimentação aberta das 10h até as 22h e o cinema funcionando das 13h às 22h. No domingo (25), o espaço volta a funcionar normalmente.
  • Liv Mall: o shopping estará aberto no dia 23, com lojas e a praça de alimentação funcionando das 10h às 19h, o parque Estação Turma da Mônica das 10h às 21h e o espaço gourmet aberto a partir das 12h.

No Dia de São João, as lojas e praça de alimentação estarão fechadas, o parque Estação Turma da Mônica funciona das 12h até as 21h e o espaço gourmet estará aberto a partir das 12h.

  • Shopping Sebrae: na sexta-feira, o shopping abre às 10h e fecha às 18h. No sábado, o local estará fechado e retorna na segunda-feira (26), a partir das 10h.

Comércio

Na véspera de São João, o comércio funciona normalmente em João Pessoa, mas no dia 24 de junho, em regra estará fechado, pois fica a critério das empresas abrir ou não os estabelecimentos. Porém, se abrir, os funcionários devem receber o valor atribuído ao dia, conforme convenção trabalhista. No domingo (25), o comércio abre normalmente.

Correios

As agências dos Correios  funcionam normalmente na sexta (23) e no feriado de São João (24 de junho), as unidades que abrem aos sábados estarão fechadas.

Bica

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara ( Bica), no Roger, funciona normalmente nos dias 23, 24 e 25 de junho das 8h às 17h. A bilheteria fica aberta até às 16h.

Os ingressos custam R$3 por pessoa. Crianças até sete anos e idosos acima de 65 anos não pagam.

Balsa

A Nordeste Navegações ( empresa que administra o serviço de balsas que faz a travessia pelo Rio Paraíba entre o município de Cabedelo e o distrito de Costinha, em Lucena), informou que o funcionamento das balsas nos dias 23 e 24 de junho será normal, porém, a expectativa é que nestas datas o movimento seja reduzido devido as festas juninas no interior do Estado.

Assim, a primeira balsa sairá de Cabedelo às 6h e às 6h30 de Costinha. As viagens acontecem a cada meia hora com a última saindo às 19h de Cabedelo e as 19h30 de Costinha.

Ônibus

A operação especial de trânsito e transporte divulgada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) contará com 50 agentes ordenando o fluxo e 15 linhas de ônibus extras para o São João Multicultural no Parque Solon de Lucena, a partir do dia 22 de junho.

As equipes da Semob-JP realizarão pelo menos quatro pontos de bloqueio e desvios, a partir das 18h, no entorno da Lagoa durante os festejos, entre eles: próximo às vias Diogo Velho, Pedro II e Camilo de Holanda.

Os agentes de mobilidade serão mantidos em campo e  o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) também estará ativado, recebendo demandas de trânsito consideradas urgentes através do Whatsapp (83) 9 8760-2134.

Está previsto ainda um reforço nas linhas do transporte público entre quinta-feira (22) até o domingo (25),para atender ao público que vai assistir as apresentações do São João Multicultural. Neste sentido, a Semob-JP e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) anunciaram que na sexta-feira (23) irão manter o mesmo quadro de dias úteis até às 13h. Após este horário, os ônibus circulam em  operação de sábado, devido a  expectativa de redução do número de passageiros.

Também serão disponibilizadas 15 linhas com viagens extras, a partir das 00h30: 116 (Colinas do Sul), 120 (Mussumagro/Parque do Sol), 203 (Mangabeira VII), 301 (Mangabeira/D.Pedro II), 302 (Cidade verde/ Pedro II), 303 (Mangabeira/ Cidade Verde), 401 (Altiplano), 504 (Mandacaru), 510 (Tambaú), 523 (Colinas do Sul/ Epitácio), 701 (Alto do Mateus/ Acesso Oeste), 204 (Cristo), 104 (Bairro das Industrias) e as circulares 1500 e 5100.

A Semob-JP alertou que as viagens das 22h50, que saem do Terminal de Integração do Varadouro, e em seguida passarão  pela Lagoa.

As viagens sairão da Lagoa, no sentido Terminal de Integração do Varadouro (TIV), seguindo para os bairros. A Semob-JP adiantou que caso haja aumento da demanda, serão mantidos carros extras pelas empresas. Outros detalhes da operação do transporte público estão disponíveis no  site portal.semobjp.pb.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *