EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Com empregabilidade em alta na saúde, Faculdade UNINEVES oferece cursos de formação superior com foco no mercado

Além da Enfermagem, a Faculdade também conta com graduação em Biomedicina e Radiologia, todas com grande destaque no setor

O mercado de empregos na área de saúde segue em alta no país, muito pelo aumento da expectativa de vida da população, maiores cuidados com uma vida mais saudável e também melhores salários. De acordo com os Relatórios do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde, publicados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), nos últimos trimestres de 2022 houve aumento de cerca de 2% na área, com destaque para o setor privado com carteira assinada.

Esse crescimento também foi impulsionado pela pandemia, que trouxe um foco de interesse para diversas profissões e a percepção sobre a importância de cada uma, entre elas a Enfermagem. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 6,6 milhões de profissionais de saúde. Desses, 2,7 milhões são da área de Enfermagem, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros – segundo dados do Cofen, em julho de 2022.

“A Enfermagem é uma profissão com alta taxa de empregabilidade, chegando a 90% e, por isso, existe uma procura intensa pelo curso. Cada vez mais o mercado procura profissionais que tenham mais do que técnica. Como existe um contato direto com pessoas, é preciso pensar em um atendimento humanizado, que olhe o paciente como um todo,” analisa Telmo Schmitz, diretor da Faculdade UNINEVES.

Com 65 anos de tradição na formação de profissionais da área da saúde, a  Faculdade oferece uma estrutura acadêmica diferenciada com metodologia educacional voltada para a empregabilidade. Recentemente, a instituição inaugurou seu novo Campus no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, ficando mais próxima da população.

Além da Enfermagem, a faculdade também conta com o curso de Biomedicina, outra profissão que segue em alta após a pandemia, uma vez que os biomédicos são essenciais, para compreender como o sistema imunológico irá combater infecções e também para a realização de exames  de laboratórios. Atualmente, a taxa de empregabilidade entre os biomédicos fica acima dos  90%.

Os profissionais em Radiologia também são imprescindíveis na área da saúde. Segundo a empresa de recrutamento on-line Catho, houve um aumento de 700% das vagas para esses profissionais durante a pandemia. Além disso, o crescente uso da tecnologia na medicina faz com que esses profissionais sejam ainda mais necessários nos próximos anos, quando os exames de imagem fizerem uso da inteligência artificial.

Visando atender às demandas do ecossistema da saúde, a Faculdade UNINEVES possui os três cursos na sua nova unidade, que conta com salas de aula com recursos multimídia, laboratórios altamente equipados e estruturados para as aulas práticas, cabines de estudo acessíveis e informatizadas, além amplo monitoramento e segurança.

Desde 2021, a Faculdade UNINEVES integra um dos maiores conglomerados de saúde do Nordeste, o Grupo NEVES, que faz com que seus cursos sejam reconhecidos em toda a região pela alta qualidade do ensino e profissionalização.

Ainda na Faculdade, os estudantes podem contar com toda estrutura de hospitais, clínicas e laboratórios de referência no Estado para realização de treinamentos e estágios supervisionados, entre eles o Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN Jardim Botânico), considerado o mais moderno da Paraíba, e outras unidades do grupo como o HNSN Epitácio, NEVES Laboratórios e NEVES Medicina Diagnóstica.

Com uma matriz curricular atualizada para a atual demanda de mercado, a faculdade possui laboratório escola para os cursos de Enfermagem, Biomedicina e Tecnologia em Radiologia, docentes com experiência, estímulo à pesquisa e extensão através da “Jornada Científica Semestral, biblioteca virtual e física com milhares de exemplares, programa de estágio extra-curricular, possibilidade de estágio remunerado nos primeiros semestres do curso e Núcleo de Atendimento ao aluno para atendimento psicossocial, entre outros programas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *