BorboremaCidade

Clã Calixto é o grande homenageado desta quinta-feira, pela Prefeitura de Campina Grande, no projeto Zabumba Lá

Biliu de Campina, Roninho do Acordeon, Rangel Júnior, Kaká do Forró, Filipe Sousa, Bruno Calixto, Cícero José, além do Grupo Caetés e da quadrilha Expressão Junina, estarão no Municipal enaltecendo o trabalho de devoção à cultura realizado pelo Clã Calixto, através de apresentações musicais e de dança. O Zabumba Lá 2023 conta com a transmissão da TV Nordestina.

“É um prazer fazer parte desse evento como homenageado, assim como tantos outros que já foram e serão homenageados. É um evento de grande importância não só para os artistas, mas também para os paraibanos. Já recebi palavras de apreço de carinho vindos da França, Alemanha, Suíça, Argentina, Portugal e diversos países que eu estive representando a Paraíba, mas participar desse evento é muito importante não só pra mim mas para todos os sanfoneiros de oito baixos desse estado”, afirmou o sanfoneiro Luizinho Calixto, um dos homenageados da noite.

Em continuação às homenagens aos 40 anos d’O Maior São João do Mundo, um dos grandes comunicadores do Parque do Povo também estará presente no Zabumba Lá. Evilásio Junqueira foi apresentador do São João de Campina entre os anos de 1986 e 2016, sendo uma das figuras mais emblemáticas dos festejos juninos na cidade, que marcou gerações com sua voz e devoção à cultura.

A terceira edição do Zabumba Lá conta com a correalização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). O evento tem a parceria cultural da Affins Produções, Tábua de Carne, Cativa, Picanha 200, Silveira Som, Urca Grill, Restaurante Lombada do Alemão, Imperial Pizza e Studio Night, além de integrar a programação cultural do 18º Folkcom.

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados previamente via Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/zabumba-la/1985986), ou minutos antes do evento no próprio Teatro.

Clã Calixto, uma família de história e cultura 

Através de Luizinho, João, José e Bastinho, a família Calixto foi uma das mais importantes na propagação da cultura popular nordestina, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. José (Zé) Calixto, falecido em dezembro de 2020, tornou-se o “artesão da sanfona”, chamado assim pelo  próprio Sivuca. A obra, construída por Zé Calixto, a partir da década de 50, no rastro da explosão nacional de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, pilares da música nordestina, trouxe notoriedade e mídia nacional para a sanfona.

Bastinho Calixto, falecido em setembro de 2021,  foi percussionista, tocando zabumba nos grupos de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga. Foi produtor de cerca de 400 discos e trabalhou em praticamente todas as gravadoras, grandes e pequenas do país. Com cerca de 700 músicas gravadas por quase todos os artistas do forró, uma de suas composições mais bem sucedidas foi Toque o Fole, gravada por Elba Ramalho.

João Calixto, que em 2022 teve o seu nome registrado no Livro dos Mestres da Paraíba,  trabalhou com o pai até 1968, quando migrou para o Rio de Janeiro, aos 18 anos, à procura de Zé Calixto, que já vivia profissionalmente da música. Chegou a trabalhar com Marinês, a “Rainha do Xaxado”, com Jackson do Pandeiro, em um Forró no Morro de São Carlos, substituindo o irmão de Jackson, Cícero Gomes, e fez gravações para uma das produções do The Fevers.

Já Luizinho Calixto, recebeu ensinamentos dos grandes mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Recentemente, Luizinho Calixto lançou um disco, com participações do alto escalão de músicos e instrumentistas brasileiros. São regravações das músicas autorais de Dominguinhos, a pedido do próprio ainda em vida, que queria escutar suas músicas regravadas ao som do fole dos oito baixos do seu “querido amigo Luizinho”O título do disco em vinil é ‘’Domingos’’.

Fonte: Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *