Notícias urgentes

Cartórios da Paraíba promovem campanha de conscientização sobre a vacinação 

Pacto Nacional pela Consciência Vacinal conta agora com os mais de 420 Cartórios paraibanos no auxílio para a retomada dos índices de cobertura no país

 

Os mais de 420 Cartórios paraibanos são agora pontos de informação da população sobre a importância da vacinação. As unidades aderiram ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças.

 

A iniciativa visa a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional. Mesmo com o anúncio do fim do estado de emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia de Covid-19, a vacinação continua sendo uma medida crucial para controle da doença e melhoria da saúde pública no Brasil.

 

A Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (AnoregPB), entidade que representa todos os Cartórios da Paraíba, integra a ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Presentes em todos os municípios paraibanos, os Cartórios contam com uma capilaridade inigualável, impactando e conscientizando a população sobre a importância da vacinação em geral, não apenas em relação à Covid-19.

 

Para integrar os Cartórios à iniciativa, a Anoreg/PB e o CNMP disponibilizaram uma série de materiais às unidades de todo o país, como cartazes, folders e materiais para as redes sociais, que podem ser utilizados por Cartórios e associações do setor para disseminar a importância da vacinação.

 

Segundo o presidente da Anoreg/PB, Carlos Ulysses Neto, a entidade tem um papel importante na disseminação de informações confiáveis e na conscientização da população sobre a importância da vacinação. “Os Cartórios Extrajudiciais de todo Brasil são reconhecidos por toda população como uma instituição extremamente confiável, de modo que é dever de toda classe fomentar ações sociais que visam instruir a população nos mais diversos aspectos, principalmente no que tange a saúde pública. Entusiasma-nos participar de tão elevada campanha”. Concluiu.

 

Considerado um país pioneiro e uma referência internacional em campanhas de vacinação, o Brasil vem apresentando retrocessos nesse campo e praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015, o Brasil atingiu uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações, média que chegou a preocupantes 61% em 2021. Em 2020, o índice era de 68% e em 2019, de 73%. O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem como objetivo atingir uma cobertura vacinal de 90% em todas as vacinas previstas no PNI. É importante lembrar que o PNI inclui outras vacinas, além daquelas contra a Covid-19, que são fundamentais para a prevenção de doenças como sarampo, poliomielite, gripe, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *