BorboremaNotícias urgentes

Campina Grande bate recorde e aplica mais de 12 mil vacinas em dia D

O Município de Campina Grande quebrou o recorde de aplicação de doses de vacinas em um só dia. No dia D de multivacinação, ocorrido no último sábado, 20, foram aplicadas mais de 12 mil doses em oito horas de ações realizadas em 43 pontos de vacinação. O número máximo atingido anteriormente tinha sido pouco mais de 10 mil doses.

Foram 12.081 doses aplicadas, sendo 7.395 contra Influenza, 2.850 bivalentes contra a covid-19; 901 monovalentes contra a covid-19 e também 935 vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, principalmente em crianças e adolescentes. “Mais uma vez temos um número satisfatório. Mas a cobertura vacinal, de forma geral, continua baixa. As pessoas precisam buscar atualizar a caderneta vacinal e tomar as vacinas das campanhas sazonais”, disse a coordenadora municipal de imunização, enfermeira Samira Luna.

A vacinação continua nesta segunda-feira, 22, com a oferta dos imunizantes em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Centros de Saúde, além do Terminal de Integração de Passageiros e a Busca Ativa Vacinal em domicílio ou em áreas estratégicas, como escolas, creches e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Crianças e idosos acamados também podem agendar a visita domiciliar do Carro da Vacina pelo 3077-1321.

A vacina contra a Influenza, cuja campanha começou no último mês de abril, foi aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Antes, o imunizante estava disponível apenas para os grupos prioritários, mas apenas cerca de 30% do público-alvo tinham procurado a imunização.

Já a vacina contra a covid-19, segue sendo aplicada em diversos públicos diferentes. A vacina Bivalente, que protege da forma original da doença e da variante Ômicron, está disponível para todas as pessoas a partir de 18 anos de idade. As demais vacinas são oferecidas às crianças, a partir de seis meses de vida até a primeira dose de reforço (terceira dose).

Na multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que são BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV. Esta última foi ampliada provisoriamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A vacina Meningocócica C também está disponível, momentaneamente, para professores e trabalhadores da saúde.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *