Últimas notícias

Bode na Rua: expofeira de caprinos e ovinos chama a atenção do público em Gurjão

A 21ª edição da Festa do Bode na Rua foi aberta na sexta-feira (29) e se estendeu até domingo (31), no centro da cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, com programação musical, exposição de artesanato e com a expofeira de caprinos e ovinos, especialmente de criadores de Gurjão, além de convidados da região.

O evento, realizado pela Prefeitura de Gurjão, contou com a parceria da Associação dos Caprinocultores do Município de Gurjão (Acaprig) e com um estande da Empresa de Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), além de apoio do Sebrae/PB com o incentivo aos pequenos negócios agropecuários.

Os shows foram realizados, de sexta (29/7) a domingo (31/7), nos dois palcos montados na praça de Gurjão. A população local e visitantes de municípios vizinhos puderam aproveitar a estrutura montada, que acolheu comerciantes e produtores da agricultura familiar, que expuseram e venderam produtos artesanais e a culinária típica da região.

O evento contou com cerca de 25 expositores de caprinos e ovinos. Eles levaram uma mostra do rebanho, girando em torno de 400 animais. Não faltaram produtos para a degustação, como o leite, o queijo de cabra, além de licores, rapadura e o mel de abelha produzido na região.

O prefeito de Gurjão, José Elias, avaliou como positiva a participação do público visitante e dos criadores na retomada do evento, após a pausa de dois anos em função da pandemia. “Estamos voltando com a expofeira, trazendo algumas mudanças no formato do evento, e com muita alegria observamos que a população absorveu e vem marcando presença, assim como o turista. Isso é motivo de agradecimento à Deus, às equipes que organizam todas as atividades envolvidas no evento e a todos os criadores, agentes parceiros públicos e privados”, agradeceu José Elias.

Incentivos

“Além de valorizar a caprinocultura de leite e de corte, com a entrega de troféus e brindes pela participação aos criadores da região, presentes no evento, eles tiveram a demonstração de diversas técnicas da Empaer que podem ser exploradas na caprinovinocultura, como a de produção de forragem”, explicou o Orlando Júnior, secretário de Desenvolvimento Rural de Gurjão.

O secretário também informou que o Banco do Nordeste vai financiar em torno de 50 projetos na área. “Esperamos que a partir das consultas para viabilizar o crédito, sejam disponibilizados em torno de R$ 400 mil para a aquisição de animais este ano”, avalia.

A grande maioria dos criadores de Gurjão faz parte da agricultura familiar, que trabalham principalmente com o leite de cabra. A previsão é que, ainda este ano, sejam disponibilizadas matrizes caprinas e reprodutor para pequenos criadores, por meio de um projeto da Prefeitura de Gurjão. A ideia é que em três anos,100 famílias sejam contempladas, conta Orlando Júnior.

“O Bode na Rua teve início em 1999, com o objetivo de valorizar os criadores da cidade. Entre os anos de 2000 a 2004, houve um grande crescimento com importante divulgação, no entanto a participação de nossos criadores não cresceu tanto como poderia. Com esse formato atual, voltamos à essência da expofeira, buscando e incentivando os criadores locais, e disponibilizando os animais tanto para exposição como para a comercialização”, disse Orlando Júnior.

Entre as atrações musicais que se apresentaram em Gurjão, o público se divertiu com Luan Estilizado e Márcia Fellipe, na Ilha do Forró, Forrozão das Antigas, Pisada do Bandoleiro, Darlan Silva, Pingo Sanfoneiro, Forró Stylo Novo, Matheus Felipe, Rafael Dono e Gleydson Gavião entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *