CidadeNotícias urgentes

Atendimento especializado em fonoaudiologia nas cinco policlínicas municipais de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atendimento especializado em fonoaudiologia nas cinco policlínicas municipais, localizadas nos bairros do Cristo Redentor, Jaguaribe, Mandacaru, Mangabeira e Tambaú (das Praias). Nesta sexta-feira (9), é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo.

A data se reporta a um profissional de saúde fundamental para o tratamento de diversos problemas que interferem na comunicação humana, seja pelos cuidados com a audição, fala ou a escrita, além de contribuir para a cognição. “O fonoaudiólogo tem suma importância em diversos aspectos, pois trabalhamos com reabilitação de fala e deglutição como em casos de AVC, desenvolvimento em atraso de linguagem, como também em prevenção realizando orientações de forma geral”, revelou Emanuelle Araújo, fonoaudióloga da Policlínica Municipal das Praias.

Como ter acesso ao serviço – O primeiro passo para ter acesso ao atendimento em fonoaudiologia da rede pública de saúde em João Pessoa é procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. Lá, o usuário passa por uma consulta médica, de enfermagem ou até mesmo por um profissional de odontologia, pois existem casos que necessitam ser avaliados por toda equipe multiprofissional. A partir daí, o usuário terá o encaminhamento, via Central de Regulação Municipal, para se dirigir ao atendimento especializado em uma das cinco policlínicas.

Serviços e atendimento – O fonoaudiólogo, no ambiente de atendimento especializado da Rede Municipal de Saúde, é o profissional com nível superior que trabalha com diversos aspectos da comunicação humana, atuando na prevenção, avaliação, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, respiração, deglutição, gagueira e muito mais.

Serviço:

Em João Pessoa, o atendimento começa na USF mais próxima, onde o usuário é encaminhado para unidades especializadas, que são:

Policlínica Municipal do Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, Cristo Redentor;

Policlínica Municipal de Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, 413, Jaguaribe;

Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, s/n, Mandacaru;

Policlínica Municipal de Mangabeira – Rua Elias Pereira de Araújo, 28, Mangabeira;

Policlínica Municipal das Praias – Avenida Olinda, s/n, Tambaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *