Política

Aguinaldo Ribeiro é o novo líder da maioria no Congresso Nacional

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) assumiu a liderança da Maioria no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (17), substituindo a irmã, senadora Daniella Ribeiro (PSD). Em nota pública, ele disse que cumprirá a missão “com empenho e compromisso de manter um diálogo permanente”.

Ele anunciou que fará a interlocução tanto com a Câmara quanto com o Senado, “de temas importantíssimos inclusive voltados para o Orçamento Geral da União, de medidas provisórias, de matérias de interesse do Congresso Nacional”, disse, em vídeo.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

Como líder ele também pode solicitar a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *