CidadeNotícias urgentes

Instituto Cândida Vargas realiza ação de inserção do DIU para 65 usuárias neste sábado

O Instituto Cândida Vargas (ICV), vinculado à Rede Hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, promoverá, neste sábado às 8h, uma ação de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para aproximadamente 65 usuárias atendidas na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. A Unidade Integrada de Cruz das Armas será o local dos procedimentos, que fazem parte das iniciativas de prevenção e promoção à saúde da mulher.

Durante o mutirão, profissionais responsáveis pela inserção realizarão uma roda de conversa com as usuárias para reforçar orientações, esclarecer dúvidas e reduzir eventuais preocupações.

As mulheres inseridas na ação já haviam manifestado interesse pelo método contraceptivo de longa duração às suas respectivas Equipes de Saúde da Família (ESFs) durante o planejamento reprodutivo. “O DIU é indicado para mulheres com mais de 14 anos que já sejam sexualmente ativas. No entanto, é essencial avaliar a presença de fatores de risco para doenças inflamatórias pélvicas, que podem contraindicar a colocação”, afirmou a diretora técnica do ICV, Juliana Soares.

Mulheres interessadas no serviço devem sinalizar às Equipes de Saúde da Família para receber orientações sobre o procedimento. Os profissionais da Atenção Básica fornecerão informações sobre este e outros métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS, ajudando a definir a melhor estratégia para o planejamento reprodutivo e/ou método anticoncepcional.

O DIU é um método contraceptivo eficiente, reversível e de longa duração, consistindo em uma pequena estrutura em formato de ‘T’ inserida no útero da mulher. Na Rede Municipal, o procedimento é realizado em ambulatório, utilizando o DIU de Cobre, uma opção não hormonal e segura com duração de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *