Política

Bruno garante que CG já pode festejar saneamentos fiscal e financeiro

Cercado por pressões e até o chamado “fogo amigo”, o prefeito Bruno Cunha Lima, durante entrevista concedida à Rádio CBN, preferiu deixar as particularidades políticas de lado e fazer um balanço de sua gestão neste ano de 2023. E começou comemorando os saneamentos fiscal e financeiro do município.

Antes de se reportar às realizações mais recentes, o prefeito destacou, resumidamente, o que marcou o seu governo, iniciado em 2021. Lembrou que logo no primeiro ano, houve notável e consagrado esforço para o salvamento de vidas, pois foi a única cidade que não colapsou no Nordeste em decorrência da pandemia. Além disso, aconteceu, no plano financeiro, a renegociação de dívidas históricas, oriundas dos anos setenta.

Já em 2022, registrou-se a consolidação orçamentária, administrativa e financeira do Município, possibilitando avanços em diversos setores, como a infraestrutura. “Assim, mesmo com poucos recursos, conquistou-se uma política que prioriza ações, obras e serviços benéficos de toda a sociedade”, frisou.

Agora, em 2023, Bruno comemorou grandes conquistas no âmbito social, com destaque para o Restaurante Popular Prato do Povo, localizado no Distrito dos Mecânicos. Em poucos meses, desde a entrega da unidade, já foram servidas mais de 50 mil refeições à população carente. Também vem sendo implementadas outras ações dentro do plano de segurança alimentar.

No setor da infraestrutura, citou ações e projetos para abertura de três grandes avenidas, entre elas Félix Araújo e Plinio Lemos, cortando os bairros mais populosos da cidade e garantindo a melhoria da mobilidade urbana. A gestão ainda tem investido nos principais canais de Campina Grande, como também já pavimentou mais de 300 ruas, além da modernização da rede de iluminação.

Ao tratar da educação municipal, Bruno Cunha Lima informou sobre 22 grandes obras neste campo, beneficiando as zonas urbana e rural, inclusive com a ampliação do funcionamento de escolas em tempo integral. Investimentos também são feitos em prol da rede de creches. Outro avanço será Projeto do Cine Capitólio, que será destinado à educação municipal.

Quanto à saúde, o prefeito campinense citou diversos avanços, como a permanente qualificação dos serviços, especialmente da rede de atenção básica. Conforme levantamentos, a cidade hoje conta com 87 postos de saúde, dos quais foi efetivada a recuperação de 45, ou seja, o setor de saúde conta agora com mais de 50% das unidades novas ou reformadas. A cidade dispõe, também, com 121 equipes de saúde. Houve ainda investimentos em equipamentos novos nos postos e hospitais, com melhorias para a atenção básica e a atenção especializada.

Bruno destacou, ainda, a qualidade da prestação de serviços em hospitais municipais, a exemplo do Dr. Edgley, onde a gestão municipal quase que dobrou o número de atendimentos no último ano. Cerca de 213 mil procedimentos foram realizados no hospital, em apenas nove meses, superando o número de atendimentos dos últimos cinco anos somados.

Questionado sobre o Hospital da Criança e do Adolescente, Bruno informou que está em fase final o projeto do Hospital Materno-Infantil de Campina Grande. O futuro hospital vai resolver o problema da antiga Maternidade Municipal, como também oferecerá atendimento pediátrico à população campinense e de outras regiões. Enquanto isso não se concretiza, lembrou ações como a implantação da ala pediátrica no Pedro I e a contratação do Help para dar suporte a rede municipal. A cidade ainda contará com o Hospital de Amor, melhorando a qualidade de vida das mulheres e crianças da cidade.

Por fim, ao ser questionado sobre os preparativos d’O Maior São João do Mundo, edição 2024, Bruno assegurou que o evento, mais uma vez, contará com programação eclética, profissionalismo e muita organização. O público deverá desfrutar de uma área de 70 mil metros quadrados por conta da ampliação do Parque do Povo e da interligação com o Parque do Açude Novo, cujas obras avançam a cada dia. Lembrou, porém, que a cidade ganha não apenas com o São João, mas com outros importantes eventos como o Carnaval da Paz e o Natal Iluminado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *