Últimas notícias

Centro Administrativo estadual passará por reformas

O Centro Administrativo em Jaguaribe, onde funcionam várias secretarias estaduais, passará por uma ampla reforma, segundo revelou a secretária-executiva da Administração, Jacqueline Gusmão, ao Jornal A União. Duas delas são a revitalização das fachadas dos prédios e a melhoria das passarelas que interligam um bloco a outro. Os projetos estão a cargo da Superintendência de Obras e Planejamento (Suplan).

Sobre a revitalização das fachadas, Jacqueline informou que o Centro  Administrativo nunca passou por nenhum tipo de manutenção, sendo esta a primeira vez. A ideia é manter a característica arquitetônica, retirando os aparelhos de ar-condicionado que interferem no visual dos prédios. O centro administrativo é da década de 70 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

O outro projeto é a melhoria das passarelas que interligam um bloco do centro ao outro, o que já vem acontecendo, além da estrutura dos telhados. O local é formado por quatro blocos com quatro passarelas de acesso. De acordo com a secretária, tais intervenções devem ser concluídas em torno de um ano e meio. “A ideia é manter esse conjunto arquitetônico que é muito bonito, construído há mais de 40 anos, que como qualquer outro prédio precisa de manutenções, de tempos em tempos, para se manter funcional e em boas condições de segurança”, afirmou.

De acordo com a Suplan, será realizada a recuperação da estrutura do centro administrativo, de todas as fachadas e das quatro passarelas, que dão acesso aos blocos, além da continuação da coberta dos  blocos 3 e 4, o que corresponde a um investimento de  mais de R$ 2 milhões. Além disso, foi informado que está sendo realizada a reforma nos blocos 1 e 2, onde funciona a Secretaria de Comunicação Institucional e a Secretaria de Educação, com previsão de término para maio deste ano, com um investimento em torno de R$ 1,8 milhões.

Memorial do Centro Administrativo

O Memorial do Centro Administrativo é um espaço que resgata a memória e apresenta o registro arquitetônico dos prédios em construção e inauguração do centro administrativo estadual, considerado o centro de decisões, na década de 70, quando foi idealizado pelo arquiteto Tertuliano Dionísio, durante o governo de Ernani Sátiro. O local é aberto ao público em geral e possui arquivos do jornal A União com momentos marcantes como as etapas da construção, inspeção e inauguração centro administrativo. Esta foi uma ação colaborativa entre a secretaria de Administração, Diretoria Executiva de Modernização de Gestão, Gerência de Gestão de Documento e Gerência Executiva de Patrimônio, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *