NacionalNotícias urgentes

A oposição não da trégua e aponta erros do Governo Federal

Relatório da Transparência Internacional mostra que o governo Bolsonaro é o mais corrupto das últimas décadas

Nos últimos cinco anos, o Brasil teve as piores colocações no ranking de corrupção do mundo. O melhor ano deste período, compreendido entre 2017 e 2021, nos governos Temer e Bolsonaro, segundo estudo feito pela  instituição Transparência Internacional, foi pior do que o ano mais corrupto na história do país. Esse estudo que não é feito no Brasil, nem por indicação de nenhum  governo,  avaliou 180 países para apontar os níveis de Percepção da Corrupção no setor público.

Produzido desde 1995, o estudo atribui notas em uma escala entre 0 e 100, onde zero significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país. O desempenho do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção 2021 o deixou, mais uma vez, abaixo da média global, de 43 pontos. A nota alcançada no último ano – 38 pontos – foi a mesma registrada em 2020 e representa o terceiro pior resultado da série histórica. O Brasil não ficou apenas abaixo da média global, mas também abaixo da média dos BRICS (39 pontos), da média regional para a América Latina e o Caribe (41 pontos) e ainda mais distante da média dos países do G20 (54 pontos) e da OCDE (66 pontos).

“Os anos de Bolsonaro e Temer foram os anos de maior corrupção no Brasil das últimas décadas. É importante se divulgar isso para que esse discurso anticorrupção tão apregoado por Bolsonaro e seus defensores caia por terra, porque é mentira”, afirma o deputado estadual paraibano, Jeová Campos (PT). Segundo o parlamentar é preciso desconstruir esse discurso falacioso, de que no atual governo não há corrupção. “Esse discurso falso moralista e mentiroso cai por terra quando a gente se depara com essa condição tão deplorável, num relatório de um instituto tão sério destes como o Transparência Internacional “, afirma o deputado, lembrando que o sigilo de 100 anos e o orçamento secreto são duas provas irrefutáveis de corrupção no atual governo.

Sobre a Transparência Internacional

A Transparência Internacional é um movimento global com uma visão: um mundo em que governos, empresas, a sociedade e as vidas diárias de pessoas estejam livres de corrupção. Com mais de 100 capítulos no mundo todo e um Secretariado internacional em Berlim, a instituição luta contra a corrupção para fazer com que essa visão se torne realidade.#cpi2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *