Gerais

100 famílias estão ilhadas em Conceição em razão das chuvas

Cerca de 100 famílias estão ilhadas na zona rural de Conceição do Piancó, Alto Sertão do Estado, e uma desabrigada, depois que a barragem Roçado rompeu com as fortes chuvas registradas na região na madrugada da última quinta-feira. Além dele, outros pequenos açudes também romperam não suportando o volume de água. Até a tarde de ontem (sexta) as famílias também continuavam sem energia elétrica e internet.

Para conseguir alimentos e água potável, foi improvisado um meio de chegar até elas, com uma corda, que foi fixada dos dois lados de um rio que corta a comunidade. Pessoas da comunidade estão fazendo esse transporte, levando pacotes de comida, quentinhas e fardos de garrafas de água mineral. A Secretaria de Agricultura do Município informou que está dando suporte às famílias também com alimentação e planejando uma alternativa de moradia para todos. “Estamos fazendo um levantamento para que possamos fazer doações, e também levantando a possibilidade de alugar algumas casas na cidade, quando poderemos dar uma assistência melhor, tanto na parte de estrutura como na saúde, e assim podermos efetuar um melhor acolhimento, visto que onde eles estão no sítio encontra-se em isolamento”, afirmou o secretário, José Ivan Juca.

Ele lembrou que a chuva foi intensa que o açude Roçado rompeu após um efeito cascata de mananciais de pequeno porte. “Tivemos um alto volume de chuva. Vários açudes de pequeno porte se romperam ocasionando o efeito cascata, com um desaguando um para dentro do outro, e no final, despejaram dentro do açude Roçado. Com o alto volume de água, a parede não suportou, deixando um prejuízo incalculável para a comunidade.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), informou por meio de nota, que lamenta o ocorrido com o açude em Conceição, e que, ao ser comunicada do fato, enviou uma equipe para fazer uma vistoria na estrutura do reservatório e avaliar os danos. “Com estas informações será realizado um relatório e a Prefeitura Municipal de Conceição, responsável pela barragem, será notificada”, cita o documento.

A Aesa ressaltou ainda que a gestão municipal já havia sido alertada sobre a necessidade de manutenção na barragem. Os avisos foram dados depois que o Ministério Público pediu que a Aesa fizesse a inspeção. “A Agência Estadual lamenta as perdas causadas pelo rompimento e faz um alerta sobre a necessidade das manutenções nas barragens serem realizadas pelos empreendedores responsáveis.”.

 

Previsão do Tempo

A meteorologista da Aesa, Carmem Becker informou que as chuvas registradas no Sertão e Alto Sertão são da pré-estação. “E essas precipitações ocorrem em formas de pancadas de chuvas muito fortes, com raios de trovões e de maneira bastante rápida. Então elas se tornam intensas porque é em um curto intervalo de tempo, aí o dano sempre é maior, devido ao tipo de nuvem que se forma”, destacou.

Para o fim de semana a previsão é de mais chuvas naquela região. “Mantemos a previsão de pancadas de chuvas mais isoladas. Na região do Alto Sertão e Sertão, como também na região do Litoral, onde teremos chuvas ocasionais. Já nas regiões do Agreste e no Brejo, haverá uma intensificação talvez do sábado para domingo, da tarde para a noite”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *