Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Yoga, acupuntura e danças circulares integram atividades de prevenção e cuidados com a saúde mental

O isolamento social na pandemia provocou um aumento na procura pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a depressão, o estresse e a ansiedade lideraram os diagnósticos em 2021. Além dos serviços de urgência psiquiátrica, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza atendimentos para a prevenção e cuidados com a saúde mental por meio, das práticas integrativas.

Para pessoas em situação de estresse, depressão, ansiedade e outros distúrbios, os Centros de Práticas Integrativas da Prefeitura de João Pessoa, que atuam como apoio no tratamento da saúde mental, disponibilizam para a população atividades como yoga, acupuntura, danças circulares, entre outras.

Na unidade Canto da Harmonia, no bairro do Valentina, há grupo terapia e chá, atendimentos com Terapia de Cone Hindu e Ventosaterapia, no Canto da Harmonia, no bairro Valentina Figueiredo. Já no Equilíbrio do Ser, no bairro Bancários, haverá novas turmas de yoga para crianças e a arteterapia.

Equilíbrio do Ser – O espaço fica na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários. As práticas terapêuticas individuais são Acupuntura, Eletroacupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosaterapia, Aurículoterapia, Osteopatia, bem como, Reiki e Terapia Floral. As práticas coletivas são Constelação Familiar, Terapia Comunitária, Resgate da Autoestima, Dançaterapia, Permacultura, Chá da Tarde (Fitoterapia), Yoga, Meditação, Cuidando do Cuidador, Biodança, Dança Circular e Tai Chi Chuan.

Canto da Harmonia – Espaço fica na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo. As terapias disponíveis são Reiki, reflexologia podal, acupuntura, massoterapia, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Fitobioenergética e homeopatia para crianças. Grupos coletivos: Troca de Saberes, Meditação, Tai Chi Chuan, Relaxamento, Dançaterapia e Resgate da Auto-estima. Grupos Voluntários: Biodança, Yoga e Constelação Familiar.

Pandemia – Os Centros estão atendendo presencialmente, obedecendo aos protocolos de prevenção à Covid-19. Está mantida a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, álcool 70% de fácil acesso e limpeza de ambiente. Os atendimentos continuam sendo agendados, as atividades em grupo estão sendo realizadas, preferencialmente, em ambiente aberto para haver a circulação de ar natural e com restrição no número de participantes.

Atendimento especializado – Na Capital, o serviço de psiquiatria é regulado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), bastando o usuário ir ao posto mais próximo de sua residência para fazer o agendamento. Já a Psicologia é demanda espontânea e pode ser acessada através das Policlínicas de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira, além da Policlínica da Pessoa Idosa.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental da SMS, Vinícius Soares, em 2021, uma média de 800 pessoas procuraram atendimento para tratar da saúde mental em João Pessoa, 40% a mais que o total registrado em 2020.

A Rede de Atenção Psicossocial do Município é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) e um Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), que funciona 24h, três residências terapêuticas, além de leitos em hospitais gerais que garantem atendimento de qualidade à população.

A Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial do Município funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Júlia Freire, s/n, Torre. Telefone 3214-7945.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *