PolíticaÚltimas notícias

Vitória de Efraim Filho não é apenas uma conquista da PB, mas do agro, diz presidente da Asplan

A vitória de Efraim Filho (União) para o Senado Federal com 617.477 votos, equivalente a 30,82% dos votos válidos, segundo o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais é um avanço para a Paraíba e o Brasil sob vários aspectos. “Ganha a Paraíba, ganha o Brasil que elege um jovem político trabalhador, ganha o setor produtivo e, especialmente, o setor canavieiro que sempre teve um olhar especial do deputado federal Efraim Filho com as causas importantes de nossa atividade, além disso ele sempre foi um parlamentar atuante e vai fazer a diferença no senado”, destacou o dirigente canavieiro. O mandato de Efraim Filho começará em 2023 e irá até 2031.

Ainda de acordo com José Inácio, Efraim Filho, sempre esteve presente na defesa das pautas do setor, sendo inclusive autor de um Projeto de Lei que repara uma injustiça contra os produtores canavieiros do Brasil em relação ao recebimento de CBIOs do Renovabio. “Efraim Filho é um político sempre presente e disposto a ajudar o nosso setor e assim a economia Paraibana e Brasileira, que tem no agronegócio um dos seus melhores desempenhos. Com sua vitória, ganha o setor sucroalcooleiro, ganha a Paraíba e ganha o Brasil”, reitera José Inácio.

O PL mencionado pelo presidente da Asplan, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, é o 3149, que altera a Lei do RenovaBio e garante o acesso aos créditos de descarbonização (CBios) aos canavieiros do Brasil. “Esse PL de Efraim Filho tem o objetivo de corrigir uma injustiça contra os fornecedores independentes de cana na lei do RenovaBio que ficaram de fora do recebimento dos créditos. É no campo que acontece a maior parte de captura de carbono e é inadmissível que um Programa que se propõe a estimular a baixa emissão de CO2 deixe de fora quem participa diretamente dessa ação, uma vez que é no processo produtivo que isso acontece em maior escala”, destaca José Inácio.

Sobre a eleição presidencial, José Inácio afirma que o setor continuará a apoiar o atual presidente Jair Bolsonaro. “O agro está com Bolsonaro por diversas razões, entre elas, a defesa que ele faz da propriedade privada e não estímulo a invasões de terras, a ampliação de políticas voltadas ao produtor, a política de destinação de recursos para fomento de ações no campo, entre outras razões”, finaliza o dirigente canavieiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *