Notícias urgentesPolítica

Veneziano trata de investimentos na Paraíba com o ministro Waldez Góes

O vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, manteve audiência nesta segunda-feira (17), em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O objetivo foi tratar de pleitos e investimentos na Paraíba, em especial nas regiões do Sertão e Cariri do estado.

Veneziano levou consigo os Deputados Estaduais Taciano Diniz e Romualdo Quirino, representantes das duas regiões na Assembleia Legislativa da Paraíba. Dentre os pleitos apresentados está a construção da Adutora da Serra do Teixeira, através do ramal do Pajeú, obra complementar do Projeto de Integração de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco – PISF (Transposição).

Os municípios da região da Serra de Teixeira, tais como Teixeira, Matureia, Desterro e Cacimbas, estão enfrentando uma grave crise hídrica, com seus principais mananciais completamente secos. Segundo a Agência de Gestão Executiva das Águas (AESA), dos quatro principais açudes da região, nenhum possui mais de 1% de seu volume hídrico. Veneziano relatou ao Ministro que, devido à escassez da água na região, as prefeituras estão fornecendo água através de carros-pipa, em cooperação com o governo federal.

Eles também reforçaram o pleito para a construção do Ramal Piancó da Transposição. “Historicamente, os estudos e discussões sobre a transposição tinham como referência a entrada na Paraíba pelo Rio Piancó, para abastecer os reservatórios Coremas/Mãe D’água e, a partir deles, as águas serem distribuídas para as diversas regiões do Estado da Paraíba e para o Rio Grande do Norte. Porém, com a versão posterior do projeto para as construções dos Eixos Norte e Leste, este trecho foi excluído temporariamente do debate”, relatou o Senador.

Taciano e Romualdo lembraram que, após intensa luta desenvolvida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, o governo federal finalmente assimilou a importância da obra. Porém não se tem conhecimento do início da sua execução.

O Ramal Piancó irá perenizar o Açude Condado, em Conceição, e o Rio Piancó, e consequentemente garantirá estabilidade hídrica aos mananciais Coremas/Mãe D’água, cuja água servirá ao sertão paraibano, beneficiando aproximadamente um milhão de habitantes. Também permitirá o desenvolvimento de projetos na área da agricultura familiar, dos criadores e produtores rurais, e das empresas daquela região, melhorando consideravelmente a economia, a renda e a qualidade de vida da população.

Também foram tratados temas referentes ao Cariri, a exemplo da proposta que requer estudo da integração das bacias do Cariri, como o Rio Espinho, Rio Sucuru e o Rio Taperoá, além da implantação de micro usinas hidrelétricas a fio d’água para baratear os cursos da transposição, através da geração e energia mais barata.

Veja mais informações no vídeo: https://youtu.be/HlvqsUwFUQk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *