PolíticaÚltimas notícias

Veneziano se reúne com Lula no Egito e deve integrar equipe de transição

O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) está no Egito, onde participa, em Sharm el-Sheikh, da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Nesta terça-feira (15) ele recebeu em reunião o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o vice-presidente, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). No Brasil, o vice eleito, Geraldo Alckmin, disse que pretende incluir o nome de Veneziano na equipe de transição de governo.

Veneziano e Pacheco estão em missão oficial, representando o Senado da República. O encontro com Lula, segundo relatou Veneziano em suas redes sociais, teve o objetivo de discutir temas variados. “O presidente Lula nos recebeu aqui na COP27, no Egito, a mim e ao Presidente Rodrigo Pacheco, para tratarmos sobre pautas diversas”, relatou o paraibano.

Mais cedo, Veneziano e Rodrigo Pacheco participaram de amplo debate sobre ‘Diálogo Empresarial para uma economia de baixo Carbono’, na mesma Conferência da ONU. Segundo Veneziano, a COP27 tem uma importância fundamental, pois os representantes dos países participantes debatem sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também deve definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático.

Veneziano leva à COP27 dados relacionados ao Nordeste, como os impactos no desmatamento na Paraíba nos últimos anos, que servem de parâmetro da real situação da região. Ele lembra que, em 2021, o desmatamento na Paraíba foi 147% superior ao registrado em 2020 e, com isso, o estado teve o terceiro maior aumento do país, segundo dados do último Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2021 (RAD 2021).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *