Notícias urgentes

USF no bairro do Cristo promove grupo de emagrecimento saudável 

A Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, localizada no bairro Cristo Redentor, está promovendo um grupo terapêutico de incentivo ao emagrecimento saudável para os usuários do serviço. O objetivo é oferecer um suporte para o tratamento da obesidade de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração o alto do custo do tratamento da comorbidade para a maioria dos pacientes.

De acordo com o médico da USF Vila Saúde, Arthur Vitoriano, o trabalho é desenvolvido a partir da mudança do estilo de vida dos pacientes, necessária ao tratamento. “Na Atenção Primária, a formação de grupos terapêuticos é uma estratégia potente, de baixo custo e que pode apresentar bons resultados. Além disso, dá visibilidade à importância de uma abordagem adequada e sem preconceitos a essa doença tão prevalente”, afirmou.

Uma das integrantes do grupo de emagrecimento é a prestadora de serviço, Cristiane Alves, 40 anos, que sofre com hipotireoidismo. “Resolvi entrar no grupo, porque estou muito acima do peso e preciso perder com urgência. Já estou com hipertensão e problemas circulatórios, então meu medo é evoluir para diabetes. Acho que o grupo vai me ajudar a me manter no foco já que tem outras pessoas na mesma situação”, contou.

Assim como ela, a dona de casa Halanna Camilla, de 28 anos, também acredita que o projeto irá contribuir para alcançar seu objetivo. “Entrei no grupo, porque tenho alguns problemas de saúde e creio que irão melhorar com o emagrecimento”, disse.

O grupo terapêutico de emagrecimento atende, exclusivamente, aos usuários da USF Vila Saúde e os encontros ocorrem semanalmente, nas quintas-feiras, além de acompanhamento através de um grupo no aplicativo WhatsApp para aprendizado e interação entre os integrantes. A iniciativa conta com o apoio da Residência Médica de Medicina da Família e Comunidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do curso de nutrição, também da UFPB.

Serviço – Na rede municipal de saúde as ações de prevenção à obesidade iniciam nas USFs, onde são ofertadas consultas para diagnóstico, avaliações, acompanhamento com equipe multidisciplinar, educação em saúde com grupos de convivência, realização de exames ou encaminhamentos para realizá-los. Para o tratamento, os usuários ainda têm acesso a consultas especializadas com nutricionistas nas policlínicas municipais, além de atividades físicas orientadas no projeto Saúde em Movimento e nas Academias de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *