Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

UPA Cruz das Armas completa cinco anos de assistência à população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, no bairro de Cruz das Armas, completa cinco anos de assistência à população de João Pessoa nesta terça-feira (28). Desde o início de seu funcionamento, o serviço já realizou quase 400 mil atendimentos de urgência em clínica médica e pediatria, sendo mais de 53 mil só este ano.

De acordo com a diretora de geral da unidade, Roberta Barros, o maior desafio enfrentado pela equipe tem sido o período da pandemia da Covid-19, nos dois últimos anos. “Tivemos que reorganizar toda a equipe e todo o fluxo de atendimento. E atualmente estamos com mais um novo desafio devido ao aumento do número de atendimentos de casos de gripe nos últimos dias”, afirmou.

Para atender ao público, a UPA Cruz das Armas conta com uma equipe formada por mais de 400 profissionais, entre médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais.

“Com a pandemia, a equipe ganhou mais uma especialidade, que é a fisioterapia. Teve a inserção de um fisioterapeuta em cada plantão para dar suporte aos pacientes que chegam com insuficiência respiratória”, destacou Roberta Barros.

A UPA Cruz das Armas beneficia cerca de 200 mil pessoas que residem na Zona Oeste da Capital e, nesses cinco anos de funcionamento, já atendeu, também, pacientes oriundos de outros 150 municípios paraibanos, em especial Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo.

Diariamente, as equipes do serviço realizam uma média de 150 atendimentos, que acontecem de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos, onde a ordem de chegada não determina a rapidez com que o paciente será atendido.

Estrutura – Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA Augusto Almeida Filho conta com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.

A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *