Últimas notícias

UFPB e ABRC saem na frente com realização do primeiro evento esportivo oficial de rugby em cadeira de rodas no Nordeste

O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiência (LEPAFA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) promovem, de 24 a 27 de maio, o ‘Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa’, primeiro evento esportivo oficial de rugby em cadeira de rodas do Nordeste, que será realizado no Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba, na capital paraibana. A entrada é gratuita.

“O rugby em cadeira de rodas é um esporte que exige muito preparo físico dos seus participantes. Não faz distinção de gênero e pode ser praticado por pessoas com deficiência física, após passarem por um sistema de classificação funcional específico para o esporte”, explica a professora do Departamento de Educação Física da UFPB Elaine Souto, que também coordena o projeto de extensão “Condicionamento Físico e esportes para pessoas com lesão medular”, na UFPB.

Desde 2022 o LEPAFA/UFPB tem proporcionado a prática deste esporte para as pessoas com deficiência física.

Segunda a docente Elaine Souto, neste evento haverá duas modalidades do rugby em cadeira de rodas – o rugby em cadeira de rodas paralímpico e o rugby 5. Existem algumas diferenças entre as modalidades: no primeiro, participam atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando 4 contra 4, em 4 tempos de 8 minutos. No segundo, participam atletas com paraplegia, jogando 5 contra 5, em 2 tempos de 12 minutos.

O evento esportivo inicia no dia 24 com uma parte teórica, consistindo em curso de Classificação Funcional para profissionais e estudantes do curso de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional, e no dia 25 será o curso de arbitragem, pela manhã, para estudantes e profissionais de Educação Física. A atividades práticas de ambos os cursos acontecerão nos jogos.

Estarão presentes no Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas de João Pessoa atletas da Paraíba, Pernambuco, Brasília e de outros estados do Brasil. “Venham conhecer nossa programação e torcer pela equipe Arretados da Parahyba, nas modalidades rugby 4 e rugby 5, equipes que surgiram do trabalho do nosso projeto de extensão. Além dos Arretados, este evento contará com equipes de Brasília (CETEFE), Pernambuco (LAMPIÕES) e atletas inscritos individualmente de várias localidades do Brasil (MISTO)”, esclarece a professora Elaine.

O Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba fica localizado na Av. Matogrosso, 142, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas por meio dos perfis @lepafa_ufpb e @abrcquadrugbybrasil. Ou pelos números de WhatsApp 61 98185-0873 – José Higino (Presidente da ABRC) e 83 98683-6416 – Profa. Elaine Souto.

Programação  

Jogos dia 25/05

15h – 1° jogo Rugby de 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B

Jogos dia 26/05

09h – 1º jogo Arretados x Misto

11h – 2º jogo Lampiões x CETEFE

14h – Cerimônia de Abertura

15h – 2° jogo Rugby de 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B

16h30 – 3° jogo Arretados x CETEFE

18h30 – 4° jogo Lampiões x Misto

Jogos dia 27/05

09h – 5° jogo CETEFE X Misto

11h – 6° jogo Arretados x Lampiões

14h – 3° jogo Rugby 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B

15h30 – Disputa 3° lugar – 3° x 4°

17h30 – Final – 1° x 2° lugar

19h – Cerimônia de Premiação

Local – Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba fica localizado – Av. Matogrosso, 142 – Bairro dos Estados – João Pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *