EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA

UFPB abre 300 vagas para restaurantes universitários destinadas a ingressantes dos campi II, III e IV

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas em edital para ingresso nos Programas de Assistência Estudantil, com a oferta de 300 vagas para auxílio restaurante universitário. O edital nº 04/2023 da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) trata de seleção simplifica para concessão do auxílio restaurante universitário nos campi II, III e IV.

O edital nº 04/2023 é voltado para estudantes dos campi II, III e IV, deste último exclusivamente para estudantes dos cursos da cidade de Rio Tinto. Podem se candidatar a este edital os alunos que tenham ingressado no semestre letivo 2022.2 ou sejam contemplados com o Apoio Emergencial ao Estudante. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destacou a importância desse apoio ao estudante e, sobretudo, da iniciativa de dar oportunidade aos estudantes ingressantes.

“É a primeira vez que a UFPB lança edital de auxílio para ingressantes da Universidade, e isso é fundamental porque o estudante, quando chega, muitas vezes não consegue se manter na Universidade por não contar com esses auxílios, comumente nós demandamos que exista uma avaliação, envolvendo análise do CRA, ou seja, ele precisa resistir ao primeiro semestre para, depois, ele seguir adiante. E o que nós queremos é exatamente dar oportunidade para ele seguir adiante, para que ele não só conclua o primeiro, o segundo semestre, mas que ele siga”, esclarece o Reitor.

O Reitor destacou que, neste edital, estão sendo contemplados os campi II, III e IV, mas assegurou que no decorrer desta semana será publicado o edital para o auxílio no Campus I. “Nós queremos que todos os nossos estudantes tenham essa oportunidade de, ao ingressarem, desfrutarem de auxílios estudantis”, pontuou o Reitor Valdiney Gouveia.

Por meio do auxílio Restaurante Universitário, a UFPB subsidia o acesso ao restaurante universitário para almoço e/ou jantar, em dias letivos, a depender do horário do curso e atividades acadêmicas do estudante. São ofertadas 100 vagas para cada um dos três campi.

Podem se inscrever às vagas deste edital nº 04/2023 ingressantes cotistas no Sistema de Seleção Unificada – SiSU, ingressantes que tenham concorrido na ampla concorrência que comprovem ter cursado Ensino Médio em escola pública e renda per capta de até 1,5 salário-mínimo; além de estudantes contemplados com o Apoio Estudantil Emergencial. No campus IV podem concorrer apenas estudantes dos cursos sediados em Rio Tinto.

No edital os interessados podem conferir o passo a passo para a realização das inscrições. Para se inscrever, o estudante deve estar cursando a primeira graduação e não pode ter sido anteriormente contemplado com auxílios ou bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil ou Bolsa Permanência.

Em caso de problemas operacionais no Sigaa, o estudante interessado deverá enviar um comunicado, no prazo de inscrição, para o e-mail coape@prape.ufpb.br, anexando print de tela que comprove a tentativa de inscrição e a inoperância do sistema.

Durante todo o processo de seleção a equipe de Assistência Social de cada campi estará à disposição para esclarecimentos, por meio dos e-mails: servsocial@prape.ufpb.br (Campus I), camops.ufpb@gmail.com ou tf.rociane@gmail.com (Campus II); nae@cchsa.ufpb.br (Campus III) e caes@ccae.ufpb.br (Campus IV). O resultado da seleção simplificada está previsto para 25 de abril.

Atualmente a UFPB já subsidia diariamente a alimentação de 2.084 alunos do Campus I, 539 alunos no Campus II, 788 no Campus III e 320 no campus IV por meio dos restaurantes universitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *