Gerais

Turismo da Paraíba aumenta faturamento em 14,6% 

O turismo da Paraíba faturou R$ 75,5 milhões no mês de setembro. No acumulado do ano, o estado contabiliza aumento de 14,6% no faturamento das atividades relacionadas ao turismo, segundo levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é o terceiro maior do país, atrás apenas de Mato Grosso (16,4%) e Tocantins (16,2%).

Nacionalmente, a Fecomércio-SP mantém projeção de um aumento de 11% no faturamento até o final do ano. Em setembro, o turismo nacional faturou R$ 15,6 bilhões, resultado 1,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Na análise por região, 21 dos 27 Estados registraram crescimento no faturamento em setembro, na comparação anual. Dentre eles, os que apresentaram as maiores variações do mês foram Mato Grosso (20,8%), Tocantins (15%) e Mato Grosso do Sul (14%).

O empresário Antônio Fernandes de Melo Barbosa, proprietário da Paraíba Travel, atua com passeios de catamarã em João Pessoa, na área do turismo receptivo e náutico. Ele destaca que uma série de fatores contribuiu para o aumento no faturamento do turismo na Paraíba, a exemplo de: uma melhor divulgação do destino; duplicação da BR-230, que tem atraído o turismo regional; além da tranquilidade da capital paraibana.

“Estamos com uma expectativa muito grande para o verão pois a cidade está muito bonita e vamos colher os frutos de uma boa divulgação feita. O turismo está muito agitado em todos os setores e a procura por passagens para o exterior tem aumentado de maneira significativa”, afirmou Fernandes.

O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares, destacou ações que tem favorecido o turismo no estado e frisou a realização do Festival Forró Verão, que considera um instrumento de fortalecimento para ações do segmento. O festival vai oferecer uma programação gratuita no Busto de Tamandaré nos finais de semana de janeiro.

“Turismo esse que vive um momento bem diferenciado. A gente já escuta aí uma ocupação de hotéis chegando em 95% agora na alta estação, uma ocupação linear de 70%, nunca visto na Paraíba e, principalmente, em João Pessoa. Então, o Festival Forró Verão chega mais uma vez para contemplar e para fazer com que a nossa alta estação seja referência no Brasil”, afirmou o secretário.

Por sua vez, o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, assegurou que incentivar o turismo é umas das prioridades. “Colocamos o turismo como uma das prioridades nessa gestão e os resultados têm aparecido em todos os indicadores. Destaco ainda a parceria com o trade turístico e o Governo do Estado, que atuam em todas as ações promocionais, de qualificação de mão de obra e capacitação de agentes de viagens”, enfatizou.

Michelle Farias para o Jornal A União deste sábado

Foto: Reprodução/Guia Melhores Destinos (foto sem assinatura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *