CulturaNotícias urgentes

Tarcísio Pereira é eleito para a Academia Paraibana de Letras 

O jornalista, romancista e teatrólogo Tarcísio Pereira foi eleito nesta sexta-feira (28), para ocupar a Cadeira 5 da Academia Paraibana de Letras, vaga com a morte do acadêmico Oswaldo Trigueiro do Vale. Candidato único, ele obteve 22 votos válidos, em eleição presencial que começou às 8 horas e foi concluída ao meio dia.

Também nesta sexta-feira, durante a eleição, os acadêmicos aprovaram a mudança nos Estatutos da Academia Paraibana de Letras. Na ocasião da eleição, a Assembleia Geral aprovou o projeto de Resolução que institui o Diploma de Sócio Honorário Post Mortem. O presidente Ramalho informou que o primeiro nome a ser comtemplado com esta honraria será ao poeta e jornalista Juca Pontes, recentemente falecido.

Presente à eleição, ao final da eleição, o novo imortal da APL disse que a presença significativa de acadêmicos para sufragar seu nome foi algo emocionante, “Agradeço a todos que compareceram, que confiaram na minha história e no meu proposito de ser, a partir de agora, mais um elo colaborador na história e nas ações da Academia Paraibana de Letras”, firmou.

 Na ocasião ele informou que pretende tomar posse na primeira semana do mês de junho, para que possa participar, como eleitor, durante o preenchimento de mais duas vagas abertas com os falecimentos dos imortais José Jackson de Carvalho e Flávio Sátiro, em datas das eleições a ser oportunamente marcadas pelo presidente da Academia, Ramalho Leite.

O novo acadêmico é escritor, teatrólogo, jornalista e publicitário. Paraibano de Pombal, onde nasceu em 1965, tem intensa produção literária, além de criações e atuação no teatro, cinema e televisão. Publicou vários livros, sobretudo romances e dramaturgia, e recebeu diversos prêmios literários e dramatúrgicos. Recentemente lançou o livro “A Farra do Meu Cadáver”, em que narra a viagem do caixão com o corpo do ex-presidente João Pessoa até a cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é secretário de Cultura da Prefeitura de Guarabira.

Por escolha do presidente da APL, Ramalho Leite, a mesa que presidiu a eleição foi composta pelo acadêmicos Eitel Santiago, José Nunes e Milton Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *