Notícias urgentes

Síndicos de condomínios residenciais podem aderir à coleta seletiva da Emlur

Os síndicos de condomínios residenciais podem solicitar a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva por meio da plataforma Prefeitura Conectada – disponível no site da Prefeitura de João Pessoa. Para o cadastro, é necessário informar o endereço da unidade residencial. O programa foi lançado na última terça-feira (30) pelo prefeito Cícero Lucena.

O serviço é realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que também está disponível mediante solicitação a proferir palestras nos condomínios sobre como implantar o sistema de separação de resíduos entre secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos).

A coleta seletiva possibilita o reaproveitamento de resíduos secos, os quais serão destinados às associações de catadores para venda à indústria, conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso. “Ao mesmo tempo que cuidamos da preservação do meio ambiente, possibilitamos às associações o aumento da renda com o recebimento de maior quantidade de material reciclável”.

A Emlur está seguindo a Lei Estadual de número 10.041/2013, que dispõe sobre a coleta seletiva de resíduos em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos. Conforme a legislação, é obrigação dos condomínios disponibilizar recipientes para coleta seletiva.

População adere – O síndico de um condomínio no bairro de Manaíra, Orival Lima, comunicou sobre a possibilidade de coleta no grupo de Whatsapp dos condôminos e a adesão foi de quase 100% dos moradores, conta ele. “Compramos os depósitos e já estamos sendo beneficiados pelo serviço. Até agora, está dando tudo certo”.

A moradora do mesmo condomínio, Fátima Lima, afirma que está fazendo a separação dos resíduos entre secos e úmidos. “No descarte de vidro quebrado, eu coloco o material dentro de uma caixa, embalo e escrevo a palavra ‘cuidado’”. Para ela, o funcionamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva está excelente.

Os clubes de Rotary (associações da sociedade civil) de João Pessoa foram parceiros da Emlur na inclusão de condomínios na coleta seletiva. O rotaryano Alexandre Araruna destaca que o meio ambiente é uma das causas defendidas pelo Rotary. “Queremos que João Pessoa seja uma cidade amiga do meio ambiente. Além disso, há o aspecto social, considerando que os resíduos coletados terão retorno à sociedade”.

Como reciclar – Separe os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos úmidos, que são os orgânicos (restos de alimentos) e os rejeitos (papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável).

No caso dos condomínios, os contêineres de coleta domiciliar deverão ser devidamente identificados conforme o tipo de resíduo acondicionado. A sugestão é utilizar a cor verde para os recicláveis (resíduos secos) e a cor cinza para os resíduos úmidos.

A coleta seletiva é realizada em dias e horários alternados à coleta domiciliar de resíduos úmidos. Os caminhões compactadores que realizam os serviços são diferentes e possuem identificação visual distintas. O acesso ao programa Prefeitura Conectada é feito pelo endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *